Braquiária: de um simples capim a uma das melhores coberturas de solo
Segundo Embrapa, a presença do capim pode aumentar a produtividade de forma expressiva: de 5 a 10 sacos de grãos por hectare.
Além de oferecer forragem aos rebanhos, os capins do gênero Brachiaria também contribuem para a estruturação do solo e, em consórcio com culturas agrícolas, proporcionam mais sanidade ao solo e ganhos de produtividade das culturas.
Na Fazenda Paiaguás, os mais de 33 mil hectares de soja cultivados dependem desse capim para serem mais produtivos.O coordenador da Fazenda Paiaguás, Anderson Busanello, explica que a área com o capim sequestra todos os nutrientes do solo disponibilizando para a cultura consorciada. “Além de uma cobertura vegetal, a matéria orgânica favorece as plantas em condições de estresse hídrico. Isso mantém a umidade do solo. Além disso, há a questão do sequestro de carbono”, explicou.
Na propriedade, Busanello explica que já trabalha com o plantio direto há alguns anos. “Tentamos fazer sempre uma palhada para o nosso solo. Essa palhada vai auxiliar a formar uma barreira que impede a evaporação da umidade. Assim, o solo contribui para que o desenvolvimento da cultura permaneça mesmo em dias de veranico. Por exemplo, em uma condição de solo exposto, em menos de 5 dias essa umidade retorna para a atmosfera. Desta forma, conseguimos manter essa umidade por mais tempo e a planta absorve conforme sua necessidade”, detalhou.
Assista a matéria:
Pesquisa da Embrapa
Uma pesquisa da Embrapa apontou também que nas áreas em que a Brachiaria está presente, o aumento de produtividade pode ser bastante expressivo: de 5 a 10 sacos de grãos por hectare.
De acordo com o pesquisador Júlio Franchini, um trabalho recente foi feito em Maringá, onde propriedades rurais foram avaliadas. Foi comparado o sistema tradicional com sistema soja- milho ou soja-trigo com sistemas onde a braquiária foi introduzida. “O interessante é que a braquiária melhora muito a qualidade física, que é muito importante para o crescimento das raízes e também para o armazenamento de água”, disse.
O pesquisador ressaltou ainda que a qualidade biológica do solo melhorou. Como consequência, houve uma diminuição dos nematóides e aumentou os indicadores de enzimas de atividades biológicas. “A introdução da braquiária tem frutos positivos porque melhora o solo e no final, converte em aumento de produtividade. O sistema gere resultados econômicos positivos e melhores para o produtor”, completou.
Outro ponto positivo sobre a presença deste capim é que ele se adapta muito bem em diferentes tipos de solos. De origem africana, ele começou a ser usado no país depois do surgimento de um dos mais importantes sistemas conservacionistas que preservam o solo durante o cultivo: o plantio direto.
Plantio direto
O Sistema de Plantio Direto (SPD) é uma forma de manejo do solo que envolve técnicas recomendadas para aumentar a produtividade, conservando ou melhorando continuamente o ambiente de cultivo.
Suas principais técnicas são:
Ausência ou mínimo revolvimento do solo
Cobertura do solo com palhada
Rotação de culturas.
A manutenção da palhada no solo ajuda a diminuir a erosão. O sistema radicular da planta também é potente, e as raízes podem alcançar até quatro metros de profundidade. É por isso que nesse sistema, a braquiária ocupa um lugar de destaque. Com tudo isso aplicado, a fazenda já olha com outros olhos para o mercado de carbono. eles estão prontos: para cuidar ainda melhor do meio ambiente e crescer o negócio.
Assista o programa na íntegra: