Aquecimento global faz surgir primeira zona árida do Brasil
Outros efeitos são a aceleração do ciclo da água e o aumento da evapotranspiração, o que pode gerar tanto chuvas concentradas como secas prolongadas
O aquecimento global faz surgir a primeira zona árida de um Brasil cada vez mais seco, relata a reportagem de capa de Pesquisa FAPESP em abril. A região se localiza no centro-norte da Bahia, na divisa com Pernambuco.
Seu território equivale a quase quatro vezes o da cidade de São Paulo. Segundo nota técnica divulgada em novembro pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a maior parte do território nacional, com exceção da região Sul e de setores litorâneos do Sudeste, está ficando menos úmida.
Outros efeitos do aquecimento global são a aceleração do ciclo da água e o aumento da evapotranspiração, o que pode gerar tanto chuvas concentradas como secas prolongadas.
A edição também apresenta dados divulgados na revista Nature Communications por pesquisadores do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP). Ao analisar a composição química de duas formações rochosas compridas e de superfície arredondada (estalagmites) encontradas no piso da Caverna da Onça, no vale do Peruaçu, um tributário do rio São Francisco, o grupo concluiu que o norte de Minas Gerais enfrenta atualmente sua época mais seca dos últimos 720 anos.
A edição traz ainda reportagens sobre a ameaça à biodiversidade causada por plantas e animais exóticos; um filme perdido da década de 1920 sobre a Amazônia recentemente encontrado na República Tcheca; entre outros assuntos.
Fonte: Agência Fapesp