COP 26 tem início em Glasgow
A expectativa é de que 30 mil pessoas participem da Conferência para discutir as mudanças climáticas no mundo
“Nós sabemos o que devemos fazer. Há seis anos assinamos o acordo de Paris, concordamos com uma meta em comum. Agora, aqui em Glasgow, teremos que entregar o que foi prometido”, Com esta declaração, o presidente da Conferência do Clima da ONU — a COP 26, Alok Sharma, deu início a abertura do evento neste domingo (31), em Glasgow, na Escócia.
Quanto ao governo brasileiro a expectativa é que o país apresehte ao resto do mundo a antecipação em sua meta de acabar com o desmatamento ilegal. Além disso, a comitiva pretende apresentar o programa ABC+, o etanol como uma forma de energia sustentável e demonstrar interesse no financiamento de ações em prol do meio ambiente.
Guia ONU
Um guia elaborado pela ONU News pretende ajudar a compreender estes termos e siglas durante as duas próximas semanas. O evento termina no dia 12 de novembro,
COP 26 – Embora seja citada como Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, o evento oficialmente chama-se Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (Unfccc), criada após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que foi realizada em 1992 no Rio de Janeiro. As reuniões ocorrem anualmente.
ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: São 17 objetivos, entre eles, acesso à energia limpa, redução da pobreza e consumo responsável. Os ODSs fazem parte da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.
NDC – Contribuições Nacionalmente Determinadas: São as contribuições de cada país para reduzir a quantidade de gases de efeito estufa. A meta foi definida na COP21, realizada em 2015.
Emissão líquida zero – Países que aderiram ao Acordo de Paris, estabelecido em 2015, concordaram com a manutenção da temperatura global em 1,5ºC. Para que a medida seja cumprida, os países devem alcançar a neutralidade de carbono, ou seja, emissões zero líquidas nas próximas décadas. Dados recentes apontam o aquecimento entre 1,06 a 1,26ºC, nível acima das emissões pré-industriais (1850-1900).
ESG (Environmental, social and governance) – Sigla que, em português, significa investimento ambiental, social e de governança. A solução é utilizada por empresas que buscam mercado sustentável e economia global mais justa.
G20 – É o grupo dos 19 países com as maiores economias do mundo e a União Europeia. O grupo se reúne para discutir a economia global, mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável.
A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26) começou hoje (31) e vai até 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia. O encontro deve reunir representantes de mais de 190 países, entre os quais, o Brasil.
**Com informações da ONU News