O caminho para promover a segurança alimentar é a agricultura sustentável
O Painel COP 27: ‘Desafios e Oportunidades’ apontou a necessidade de avançar na discussão do mercado de carbono.
Giovani Ferreira, Diretor de Jornalismo do Canal Rural mediou o debate e reforçou que na última conferência o foco foi pensar em como os países iam cumprir os desafios dos últimos anos, foi a COP da implementação. “A gente discute na COP até pouco tempo atrás problemas, problemas ambientais, quem são os poluidores, só apontávamos o dedo, mas isso mudou. A COP traz todos esses problemas, mas mais do que apontar os desafios, os alertas, os riscos, os perigos, a COP é para encontrarmos soluções, discutirmos proposições as mudanças climáticas. Então mais do que apontar problemas a COP hoje é um caminho, um palco em busca de soluções.”
Fabiana Villa, Diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do MAPA, comentou que a COP27 foi um desafio para todos. “Estávamos mal acostumados nas ultimas 5 COPs na Europa com tudo muito fácil falando de implementação, adaptação e mitigação, chegamos no Egito e tivemos um choque cultural, de realidade, com diferentes problemas e transtornos. Realmente acho que caiu a ficha das nações de que não é fácil nós termos 193 países que fazem parte da ONU, que tem que acordar entre si metas e compromissos acordados a mitigação e a adaptação.”
Rodrigo Justus, consultor jurídico de meio ambiente da CNA abordou a questão dos embargos econômicos. “As taxações de emissões relacionadas aos gases de efeito estufa não devem ser o foco. Ao invés disso, precisamos avançar na discussão do mercado de carbono para remunerar o produtor que já pratica a sustentabilidade.”
Justus vê com preocupação o mercado de carbono para o produtor rural. “Vemos com receio de que ele está sujeito a não atender quem preserva e venha a não receber por isso na agricultura. Temos que ir em busca disso. É uma proposta que ainda está em discussão no mercado europeu.” Ele ressaltou ainda, que as grandes discussões ficaram para a próxima conferencia e vão depender da melhoria das relações geopolíticas para haver mais conversa sobre financiamentos climáticos e assim resolver o problema da pobreza e insegurança alimentar.
Giovani Ferreira destaca a importância dos compromissos assumidos na COP27. “Não são apenas mudanças climáticas, a questão é abastecimento de alimentos. O caminho para promover a segurança alimentar é a agricultura sustentável.”