Agroindústria brasileira dá exemplo de economia circular e ganha prêmio
A fábrica tem uma certificação internacional chamada de Certified Sustainable Palm Oil; A glicerina bi-destilada obtida é vendida como matéria-prima
Economia circular é um conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.
Ela baseia-se em repensar a forma de desenhar, produzir e comercializar produtos para garantir o uso e a recuperação inteligente dos recursos naturais. Trata-se de um aperfeiçoamento do sistema econômico atual, que visa um novo relacionamento com os recursos naturais e a sua utilização pela sociedade.
É uma proposta de adição e retenção de valor dos recursos, e regeneração do meio ambiente, que busca produzir sem esgotar os recursos naturais, e sem poluir o meio ambiente, consequentemente, preservando o nosso planeta.
Óleo animal
Compartilhar, reutilizar e reparar são palavras chave para que a economia circular funcione. diferente da economia linear, que tem um ciclo de vida curto, do tipo “usou e jogou fora”, a economia circular reutiliza resíduos para estender a vida útil do produto e até mesmo criar outros. Fomos entender na prática como isso funciona quando o assunto é óleo animal. O que será que dá pra fazer com ele?
Em uma agroindústria com sede em Lins, interior de São Paulo, são 11 linhas de produção funcionando 24 horas por dia. Por minuto, saem quatrocentas unidades de produtos feitos totalmente com matéria-prima que seria considerado resíduo por muita gente.
A diretora de novos negócios da JBS, Suzana Carvalho, explica que existe um sistema de gestão de qualidade, um laboratório físico-químico e microbiológico que garantem um ciclo sustentável de tudo que sai daqui. “O sebo bovino, que é um subproduto da nossa cadeia de proteína animal, é utilizado aqui na nossa fábrica de higiene e limpeza. ele é utilizado como matéria prima para a produção de um novo produto e aqui nesta fábrica, nós produzimos massa base, glicerina, sabonete e sabão em barra,”disse.
A executiva reforça a importância do desenvolvimento econômico para o melhor uso de recursos naturais. “A economia circular é um novo modelo de economia em que não existe o conceito de resíduo, tudo é um novo ingrediente para um novo ciclo produtivo. A economia circular tem três pilares: reciclar, reduzir e reutilizar,”afirmou.
Certificação internacional
Outra curiosidade é que a fábrica tem uma certificação internacional chamada de Certified Sustainable Palm Oil, que atesta que a produção é sustentável. Suzana acrescenta que as linhas atendem várias marcas conhecidas do mercado e a glicerina bi-destilada é vendida como matéria-prima para o segmento farmacêutico, alimentício e químico. “De massa base, nós produzimos cerca de 130 mil toneladas por ano, de glicerina 12 mil toneladas por ano, sabonete são cerca de 100 mil toneladas por ano e de sabão em barra, 48 mil toneladas por ano.”
A diretora de novos negócios da empresa diz que se sente orgulhosa em fazer parte dessa cadeia produtiva em que a economia circular é a grande protagonista.“É fundamental nós aqui na prática no grupo JBS, a economia circular é vivida na prática, porque nós utilizamos subprodutos da cadeia de proteína animal para a produção de vários negócios e de vários produtos finais, então é de extrema importância.”
Assista o programa na íntegra: