Agronegócio tem grande oportunidade em economia circular

No Brasil, apenas 3% do total do potencial de reciclagem é utilizado. Na Europa, esse número é de 80%

Agronegócio tem grande oportunidade em economia circular

A necessidade de conservar os recursos naturais e diminuir os resíduos gerados em todas as etapas dos processos produtivos faz da economia circular um conceito cada vez mais utilizado. 

O planeta já não está mais conseguindo regenerar os recursos naturais que são usados no atual padrão de consumo dos seres humanos. É como se estivéssemos utilizando um cheque especial do planeta.

Consumo consciente

Para o especialista em ESG (Environmental, Social and Governance), Thiago Brasil, economia circular é um conceito que busca desde a fabricação até o consumo consciente. 

“Olhar para práticas renováveis, práticas de reciclagem e reutilização dos produtos para aumentar sua vida útil e reduzir seu impacto no meio ambiente. Quando a gente olha para o planeta, ele é igual a nossa casa, a gente quer conservar nossa casa, quer manter para os nossos netos, para as próximas gerações”, explicou. 

Grandes industrias

A atuação das grandes indústrias é fundamental. No setor agropecuário, a segunda maior empresa de alimentos do mundo e líder em proteína animal, já trabalha nesse sistema. 

De acordo com a diretora executiva da JBS Fertilizantes,  Suzana Carvalho, a economia circular é baseada em três pilares.  “Redução de desperdícios e poluição, a regeneração dos sistemas naturais e manter, cada vez mais, o uso de materiais e matérias-primas ao longo do consumo”, afirmou. 

A professora da Universidade de São Paulo, Tereza Cristina Carvalho, afirma que o agronegócio têm muitas oportunidades em economia circular. ” Oportunidades de rever a cadeia e ver tudo o que pode ser reutilizado. Há a possibilidade de verificar a questão da geração de energia. Será que não podemos gerar energia de forma econômica utilizando, por exemplo, restos da própria lavoura? “, disse. 

Segundo Brasil, o país enfrenta desafios para aplicar esse nova modalidade econômica. “No Brasil, apenas 3% do potencial de material reciclado é utilizado. Na Europa, por exemplo, esse mesmo modelo já foi implementado. Na Espanha o país aumentou a taxa de reciclagem em 80% através da compensação ambiental”, disse. 

Assista ao programa Planeta Campo