Agropecuária do Futuro começa hoje com autoridades e especialistas confirmados

Série de lives terá três dias de conteúdo ao vivo sobre inovação e sustentabilidade

Smart farming, using modern technologies in agriculture. Female agronomist farmer with digital tablet computer in wheat field using apps and internet for crop protection, selective focus
Smart farming, using modern technologies in agriculture. Female agronomist farmer with digital tablet computer in wheat field using apps and internet for crop protection, selective focus

Inovações e tecnologias para tornar o agronegócio brasileiro ainda mais produtivo e sustentável são o foco da série de lives Agropecuária do Futuro. O evento começa nesta terça-feira, dia 22, com transmissão ao vivo pelo site do Canal Rural, a partir das 17 horas.

Diversos especialistas já têm presença confirmada, entre eles o doutor Yair Mau, da Universidade Hebraica de Jerusalém. Ele vai falar sobre as tecnologias de dessalinização da água utilizadas em Israel. A maior parte do país está situada em regiões áridas e semiáridas, mas, apesar disso, eles possuem uma agricultura muito desenvolvida graças a um sistema de irrigação eficiente.

Outra presença confirmada é a do embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles. Ele vai contar como a identificação individual dos animais por meio de brinco eletrônico vem garantindo a rastreabilidade em 100% do rebanho uruguaio e permitindo que o país acesse 18 mercados a mais que o Brasil, ainda que o nosso status sanitário seja o mesmo.

Ainda falando sobre pecuária, o evento também vai contar com a participação de Liège Correia, que é diretora de sustentabilidade da Friboi. Ela vai apresentar as tecnologias que a empresa vem disseminando para reduzir a emissão de metano dos bovinos por meio de aditivos alimentares, bem como falar sobre avanços genéticos para melhorar a fertilidade das vacas e, ainda, trazer técnicas de manejo e nutrição para encurtar o ciclo de produção.

Silvia Fagnani, que é sócia-fundadora e CEO da Think Brasil, também participará do evento para falar sobre as mudanças no cenário internacional que podem impactar o setor agrícola. Ela vai trazer, por exemplo, as discussões que vêm avançando na União Europeia relacionadas às políticas de desmatamento zero, que devem proibir até mesmo o comércio de commodities com produtos de regiões desmatadas legalmente.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio César Busato, também estará no evento trazendo o case da campanha “Sou de Algodão”, que conseguiu valorizar a cadeia produtiva do setor e se conectar com os consumidores ao incentivar a moda responsável.

Não deixe de conferir o primeiro dia da série de lives Agropecuária do Futuro nesta terça-feira, dia 22, a partir das 17 horas, para se informar sobre as mudanças e inovações do agronegócio brasileiro nos próximos anos.