Prêmio reconhece inovações do agro para reciclagem de lona de algodão e big bags
Iniciativas conquistaram o Troféu Roberto Hiraishi 2024, na categoria de Sustentabilidade, no 31º Prêmio Embanews
Duas iniciativas inovadoras do agronegócio foram reconhecidas pela premiação de maior prestígio da indústria de embalagens do Brasil. Os projetos com foco na reciclagem de lonas de algodão e big bags – liderados pela Infinity em parceria com a Ambiental, a Cibra Fertilizantes e a Cotton Wrap – conquistaram o Troféu Roberto Hiraishi 2024, na categoria de Sustentabilidade, no 31º Prêmio Embanews.
Promovido anualmente pela Revista Embanews, o prêmio elege inovações que contribuem para a evolução da cadeia de embalagem no país. O objetivo é incentivar e difundir o desenvolvimento de processos, design, aplicações, tecnologias, máquinas e materiais que assegurem novas perspectivas para a produção e o uso de embalagens.
Reciclagem de lona de algodão
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de algodão do mundo. No entanto, as lonas utilizadas para o enfardamento da fibra frequentemente são descartadas de forma incorreta, gerando problemas ambientais.
Neste contexto, surgiu a inovação premiada que possibilita a reutilização desses materiais, estendendo sua vida útil e promovendo a logística reversa no campo.
O processo para a reciclagem do material começa com a coleta das lonas usadas diretamente na fazenda. A empresa Infinity faz a retiradas dessas lonas nas propriedades, facilitando a vida dos produtores rurais e garantindo a destinação adequada desse material.
Depois, a lona passa por um processo de lavagem para remover os resíduos do campo na Ambiental e, em seguida, é processada pela empresa Cotton Wrap para ser utilizada na produção de novas lonas.
O uso dessa resina reciclada na fabricação de lonas é pioneiro no Brasil e visa aumentar a sustentabilidade no agronegócio, contribuindo para a circularidade do plástico.
Veja também: Iniciativa inédita promove a reutilização de lonas de algodão recicladas
Big Bag Sustentável
Com o objetivo de transformar materiais reciclados em embalagens para armazenamento e transporte de insumos agrícolas, a Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, em parceria com a Ambiental, unidade de negócios da JBS com foco em economia circular, e a Infinity, que faz a coleta, reciclagem e reprocessamento de resíduos plásticos provenientes do campo, desenvolveram a “Big Bag Sustentável”.
A iniciativa contribui para ampliar a coleta e logística reversa de big bags no campo, além de aumentar os índices de reciclagem e remanufatura de plástico.
“Estamos orgulhosos da conquista e de fazer parte desse esforço conjunto em prol de um futuro mais sustentável. Além de reduzir o desperdício e contribuir para a conservação de recursos naturais, o projeto colabora para a mitigação das mudanças climáticas”, ressalta Cristina Oliveira, diretora de Gente e Sustentabilidade da Cibra.
Para Thuany Taves, gerente executiva da Ambiental, a parceria é importante, por estar em linha com os grandes objetivos da empresa. “A parceria com a Cibra reforça o conceito de economia circular, presente em toda a cadeia de negócios do grupo JBS, e agrega valor, desde a coleta dos resíduos até o retorno dos big bags sustentáveis produzidos com a resina PCR”, afirma.
Escopo da parceria
No escopo de ambos os projetos, a Infinity assume a responsabilidade pela coleta, triagem e prensagem dos resíduos e embalagens, encaminhando-os à Ambiental, que faz o processo de industrialização. Nesse estágio, os resíduos coletados nos campos são transformados em resina PCR de alta qualidade, pronta para ser aplicada na fabricação de novas lonas de algodão e big bags sustentáveis.
“Com a parceria, levamos aos clientes a garantia da correta destinação dos resíduos da produção agrícola, que além de não se perderem, serão reinseridos na cadeia produtiva do agronegócio, ao se transformarem em big bags sustentáveis”, salienta José Leal, diretor executivo da Infinity.
No caso das Big Bags Sustentáveis, no primeiro ciclo, a Cibra homologou cinco toneladas de resina da Ambiental para a Embrasa, empresa responsável pela produção de cinco mil big bags. Esse volume é composto por 50% de resina reciclada.
A Cibra também apoia a iniciativa, disseminando a prática na cadeia. A empresa conecta clientes interessados em participar do processo de logística reversa, realizada pela Infinity, e fabricantes de big bags que desejam adquirir as resinas PCR da Ambiental.
Já no caso das lonas de algodão, a Cotton Wrap processa o PCR para que ele possa ser utilizado na produção de novas lonas.
“A recuperação de nossos filmes dá novo sentido ao plástico e fomenta a produtividade dos nossos clientes nas lavouras de algodão. O plástico está sempre presente em nossas vidas e a utilização responsável do material é o nosso compromisso”, afirma Nelson Iida, diretor comercial da Cotton Wrap.