Cientistas analisam benefícios das árvores para o microclima da fazenda

A iniciativa é pioneira no Brasil. As florestas também carregam dados que dão pistas sobre a produção de chuvas.

Cientistas analisam benefícios das árvores para o microclima da fazenda

Uma propriedade localizada no Vale do Araguaia, Mato Grosso, contribui para que pesquisadores entendam aos padrões climáticos do país. As informações são obtidas através de uma torre de 35 metros de altura, equipada com diversos aparelhos meteorológicos e outros aparelhos para medições ambientais.

Os aparelhos medem a direção do vento, a intensidade, a temperatura e umidade do ar. E, principalmente, a temperatura da copa das Árvores

O pesquisador Ben Hur Marimon Junior explica que as informações são enviadas para um banco de dados internacional que faz uma análise sobre como as mudanças do clima têm afetado as florestas e o agronegócio. “As informações coletadas são enviadas pela internet para universidade na Inglaterra e para universidade do Estado de Mato Grosso”, disse.  

Pioneirismo brasileiro

A iniciativa é pioneira no Brasil. As florestas também carregam dados que dão pistas sobre a produção de chuvas. O mais importante nessa fase é entender o que pode ser feito para controlar fenômenos que desequilibram o meio ambiente e por consequência, a produção agrícola e pecuária.

Junior acrescenta ainda que a floresta é uma espécie de fábrica de chuva.  Segundo ele, elas extraem a umidade do solo, transpiram, geram vapor de água e isso alimenta as nuvens e todo o sistema de chuvas. “A tecnologia usada é extremamente importante pois com ela trocamos essas informações com o resto do mundo; além de alimentar um banco de dados internacional”. 

O proprietário da fazenda, Jairo Machado Filho, diz estar feliz com a  parceria e diz que as pesquisas apontam caminhos e ajudam a produção a ser mais verde sem deixar de ser rentável. “Esses dados são públicos e encaminhados para Alemanha,  Escócia, Holanda, Inglaterra e Estados Unidos. isso nos motivou a colocar toda nossa produtividade muito sustentável”, falou. 

Assista a matéria na íntegra:

https://www.youtube.com/embed/VM_KmIFySQk