Confira 4 alternativas sustentáveis ao uso de fertilizantes
Opções estão previstas no Plano Nacional de Fertilizantes lançado recentemente
O Plano Nacional de Fertilizantes, lançado recentemente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), prevê a utilização de tecnologias alternativas para diminuir a dependência do país dos fertilizantes químicos. O projeto era bastante aguardado devido a alta nos preços dos insumos e se tornou ainda mais relevante com a guerra entre Rússia e Ucrânia, que vem aumentando o risco da escassez de produtos.
Então, confira informações sobre as quatro principais técnicas que podem ser uma boa solução para o momento atual com matérias exclusivas produzidas pela equipe do Planeta Campo.
1 – Sistemas integrados de produção
A técnica promove a ciclagem de nutrientes e possibilita o aproveitamento de nitrôgênio, potássio e fósforo estocado no solo. Saiba mais sobre o potencial da Integração lavoura-pecuária (ILP) clicando aqui.
2 – Manejo agroecológico
A adoção do manejo agroecológico ou agricultura regenerativa reduz o uso de produtos químicos e pode até mesmo eliminar a necessidade de nitrogenados, por exemplo. Confira os benefícios do manejo agroecológico clicando aqui.
3 – Bioinsumos
Os bioinsumos são uma alternativa aos fertilizantes para fornecer nutrientes ao solo. Saiba mais clicando aqui e também entenda como os produtos biológicos funcionam nesta matéria.
4 – Pó de rocha
O composto é uma alternativa mais barata, sustentável e nacional aos produtos químicos. O pó de rocha pode, inclusive, aumentar de 30% a 40% a produtividade. Confira a matéria completa clicando aqui.