COP28: Governo de Minas lança portfólio com cases sustentáveis de sucesso

A participação de Minas Gerais pela terceira COP consecutiva vai consolidando a presença do estado na discussão da questão das mudanças climáticas

Pela terceira vez consecutiva, Minas Gerais participa da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que, este ano, acontece entre os dias 30/11 e 12/12 em Dubai, nos Emirados Árabes.

Durante dez dias, o Governo de Minas vai apresentar a grandes líderes mundiais as soluções implementadas no estado para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Além das reuniões e painéis para as quais Minas foi convidado, o Estado, junto ao setor produtivo mineiro, promoverá o Minas Gerais Day, no qual será lançado para o mundo o portfólio mineiro Casos de Sucesso das ações de sustentabilidade e enfrentamento de alterações do clima.

Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) pelo pioneirismo e exemplo de soluções para os impactos climáticos, Minas Gerais estará na COP28 como um dos principais estados da América Latina e Caribe a se comprometer com as metas de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE).

A comitiva mineira, liderada pelo vice-governador, Professor Mateus, e pela secretária de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, é composta por cerca de 20 representantes da administração pública e dos setores produtivos mineiros.

COP

Minas Gerais, Cop

Foto: Freepik

A participação de Minas Gerais pela terceira COP consecutiva vai consolidando a presença do estado na discussão da questão das mudanças climáticas e da política de contenção dessas mudanças, em conjunto com os entes subnacionais mais importantes do mundo e mais avançados nesse quesito, afirma o vice-governador.

Neste ano, a ONU reconheceu que, na implantação de políticas de neutralização de carbono com vistas a combater as mudanças climáticas e na implantação de uma política pública de mudanças climáticas, Minas Gerais é o ente subnacional mais avançado do mundo.

Ficamos à frente do Quebec, no Canadá, da Escócia, e inclusive da Califórnia, que é o parâmetro mundial de excelência em medidas e economia verde, destaca Professor Mateus.