Embrapa participa da Oficina de Negócios Jornadas Sustentáveis em Belém

O programa visa fomentar o desenvolvimento do setor produtivo para a prospecção e estímulo de oportunidades de negócios relacionadas a COP-30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática

A Embrapa Amazônia Oriental foi uma das instituições parceiras da iniciativa Oficina de Negócios Jornadas Sustentáveis, promovida pela Plataforma Belém Negócios na última quinta-feira (9), em Belém.

O programa visa fomentar o desenvolvimento do setor produtivo para a prospecção e estímulo de oportunidades de negócios relacionadas a COP-30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que será realizada na capital paraense em novembro de 2025.

O evento reuniu empresários, gestores de instituições públicas e privadas, especialistas e atores públicos para facilitar conexões e impulsionar a inserção do ecossistema de inovação no mercado de sustentabilidade e bioeconomia.

Networking e fortalecimento da presença da Embrapa

Embrapa

Foto: Embrapa

Para Bruno Giovany De Maria, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa, a Oficina de Negócios foi uma oportunidade de fortalecer a presença da Empresa no ecossistema de inovação da Amazônia.

“O evento proporcionou networking, integração e diálogo com parceiros consolidados, agentes de investimentos e prospecção de novas parcerias”, destaca.

De Maria ressalta a importância de entender as demandas do setor empresarial e como a rede valoriza a bioeconomia da Amazônia. A participação da Embrapa também serviu para apresentar suas iniciativas, como o Programa InovAmaz, e como a Empresa se consolida em ambientes empresariais por meio de projetos de inovação aberta.

Palestra sobre sustentabilidade e ESGs

A abertura do evento contou com a palestra de José Mattos, da Via Floresta, sobre sustentabilidade e os critérios ESG (Environmental, Social and Governance), que são práticas voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade social e transparência empresarial.

Dados apresentados no evento revelam que 60% das grandes e médias empresas do Brasil ainda não possuem uma estratégia para a sustentabilidade. A Oficina de Negócios Jornadas Sustentáveis visa suprir essa lacuna, oferecendo conteúdo e conectando empresas a oportunidades de negócios nesse segmento.

A Oficina de Negócios Jornadas Sustentáveis é composta por 12 palestras e seis encontros que serão realizados até julho. A iniciativa da Plataforma Belém Negócios visa preparar o mercado paraense para os eventos que antecederão, durante e após a COP-30, conectando empresas e impulsionando o desenvolvimento sustentável da região.