Embrapa e UPL unem esforços para promover sustentabilidade na produção de café
A intenção da UPL é fornecer ao consumidor final um maior volume de informações sobre os produtores do que os selos de certificação tradicionais oferecem
A Embrapa Territorial, sediada em Campinas, SP, e a UPL firmaram um protocolo de intenções com o objetivo de colaborar em projetos voltados para o desenvolvimento de métricas e indicadores de sustentabilidade na produção de café no Brasil. A intenção é fornecer ao consumidor final um maior volume de informações sobre os produtores do que os selos de certificação tradicionais oferecem.
O acordo representa um avanço no estabelecimento de parcerias focadas principalmente na sustentabilidade da produção agropecuária, conforme destacado por Gustavo Spadotti, chefe-geral da Embrapa Territorial.
Ele ressaltou que a sustentabilidade é uma questão de grande importância para ambas as empresas. Além disso, Spadotti mencionou que o fato de a UPL também ser originária de um país emergente, como o Brasil e a Índia, contribui para a compreensão mútua dos desafios de investir em ciência em nações em desenvolvimento.
Rogério Melo, gerente de carbono e cadeia de valor alimentar da UPL Brasil, enfatizou que essa parceria tem o potencial de agregar valor à cafeicultura brasileira. A UPL busca reimaginar a agricultura globalmente, adotando uma postura de liderança em prol da produção com zero emissões de carbono.
Através dessa iniciativa, a empresa, junto a Embrapa, pretende diferenciar o café produzido por aqueles que buscam reduzir as emissões de gases de efeito estufa e até mesmo capturar carbono, por meio de mensuração científica. Isso trará benefícios econômicos e socioambientais.
Melo acredita que a parceria com a Embrapa Territorial será fundamental para alcançar essa importante conquista para a cafeicultura brasileira.
A UPL é uma fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 6 bilhões. Como uma das maiores empresas do setor, seu portfólio abrange soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos, com mais de 14.000 registros.
Presente em mais de 130 países, conta com mais de 10.000 colaboradores ao redor do mundo.