Engenheiro agrônomo cria mecanismo para abastecer lençóis freáticos
O procedimento é barato, feito com tubos de PVC com furos. São mecanismos simples, baseados em observações considerando a permeabilidade do solo
Segundo levantamentos geo-ambientais, cerca de 70% da superfície do Planeta são constituídos por água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% estão na condição de água subterrânea.
Os recursos hídricos têm importância fundamental no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da constituição física das plantas.
A falta d’água em períodos de crescimento dos vegetais pode inviabilizar a produção agrícola e até afetar seriamente ecossistemas equilibrados. O estresse hídrico – também chamado de escassez hídrica física – é um termo utilizado para designar uma situação em que a demanda por água é maior do que a sua disponibilidade e capacidade de renovação em uma determinada localidade. Trata-se de uma expressão elaborada para representar uma situação grave que pode ser ocasionada tanto por fatores naturais quanto por fatores socioeconômicos.
Segundo o engenheiro agrônomo, Décio Siebert, existem formas de fazer com que a água da chuva, que cai todos os anos, seja canalizada com maior velocidade e intensidade para os chamados lençóis freáticos. “O procedimento é barato; feito com tubos de PVC com furos. São mecanismos simples, baseados em observações considerando a permeabilidade do solo”, explicou.
Assista a entrevista completa exibida no programa Planeta Campo desta quarta-feira, 26.