Importância do conceito ESG cresce entre investidores e ocupa lugar de destaque entre empresas

Cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança são as novas preocupações das empresas

Importância do conceito ESG cresce entre  investidores e ocupa lugar de destaque entre empresas

ESG na tradução para o português, significa  ambiental, social e governança. Esse termo surgiu em 2004, em um documento do pacto global assinado pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Atta Annan. 

A prática de ações designadas pela sigla tem o objetivo de traçar uma avaliação de empresas sobre estes três fatores de forma integrada.  Na prática é uma pontuação compilada de dados coletados em torno de métricas específicas relacionadas a ativos intangíveis dentro da empresa.

Investidores

 Para Carlos Arruda, diretor de inovação e empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, o termo ESG cresceu entre os investidores e está ocupando um lugar de destaque entre as empresas nos últimos anos. 

“Desde 2004, eles foram chamados a participar dessa discussão.  Os países colocaram isso na agenda e começaram a cobrar das empresas nas quais eles investiram atitudes equivalentes”, explicou. 

Segundo Arruda, inicialmente, as empresas foram reativas.  À medida que os compromissos foram firmados, as companhias perceberam que esse novo desafio poderia ser um diferencial competitivo.

Cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança são as novas preocupações das empresas. O conceito ESG chegou para mostrar isso”, completou.