Holding que possui maior franquia de McDonald´s no mundo preza pela sustentabilidade

A empresa assegura que as matérias-primas utilizadas nos produtos sejam obtidos de forma sustentável e com rastreabilidade

Holding que possui maior franquia de McDonald´s no mundo preza pela sustentabilidade

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, está comprometida em fornecer alimentos de alta qualidade e respeitar o meio ambiente.

Recentemente, a empresa anunciou sua adesão à Round Table on Responsible Soy Association (RTRS), uma organização que promove a produção responsável de soja. A Arcos Dorados se juntou à RTRS em 2022 para fortalecer ainda mais seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental.

Como parte desse compromisso, a empresa assegura que as matérias-primas utilizadas em seus produtos, especialmente o frango usado nos famosos Chicken McNuggets e McChicken, sejam obtidos de forma sustentável e com rastreabilidade.

A empresa trabalha em estreita colaboração com a RTRS para garantir que a soja utilizada na alimentação dos animais seja produzida de forma responsável, incentivando a aquisição de Créditos RTRS em países com “alto risco de desmatamento”.

A Arcos Dourados adquire créditos de origem local no Brasil e originados na Argentina nos demais países, apoiando a produção responsável de soja em conjunto com seus fornecedores.

A empresa também utiliza ferramentas como a Calculadora de Pegada de Soja e Milho RTRS, que possui base científica comprovada, para medir o volume equivalente de soja utilizada na alimentação de frangos.

Para Gabriel Serber, vice-presidente de Compromisso Social e Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados, a adesão à RTRS é uma oportunidade para fortalecer a representatividade da empresa em um espaço importante de discussão sobre o tema, além de ter acesso a conceitos e ferramentas que ajudam a alcançar os objetivos de sustentabilidade.

Já segundo Marie Tarrisse, head de sustentabilidade da Arcos Dourados, um dos principais desafios da empresa é fazer com que o consumidor final entenda de maneira simples e fácil de onde está vindo os produtos que aquela pessoa está comprando.

“O Mc Donald´s tem uma preocupação com a eliminação de todo e qualquer tipo de desmatamento da sua cadeia produtiva até o fim de 2030. Há também uma política de abastecimento de carne livre dentro da empresa, sendo a única empresa de food service do mundo a ter isso. Creio que o principal desafio realmente é fazer com que isso chegue ao nosso consumidor e que ele entenda a importância de ações como essa, de ter uma carne 100% rastreada”, destaca Tarrisse.

Ainda de acordo com a head a transparência é ponto fundamental para que o consumidor final possa, por exemplo, pagar um pouco mais caro, contudo consumindo um produto livre de qualquer tipo de crime ambiental.

Confira a entrevista completa