“Nosso produtor é o maior ambientalista desse país”, afirma Tereza Cristina na abertura do Fórum Planeta Campo

Evento foi realizado em formato híbrido e reuniu lideranças dos setores público e privado do agronegócio brasileiro.

“Nosso produtor é o maior ambientalista desse país”, afirma Tereza Cristina na abertura do Fórum Planeta Campo

A grande missão do canal rural é conectar pessoas”, com esta frase Julio Cargnino , presidente do Canal Rural, deu início ao Fórum Planeta Campo, na manhã desta terça-feira (30). Idealizado como espaço de debate sobre os desafios e oportunidades da sustentabilidade na agropecuária brasileira, o evento abordou os acordos ratificados na Conferência Mundial do Clima, a COP26. 

Tereza Cristina participou de forma virtual. Ela reforçou que a agropecuária, realizada de maneira sustentável, é parte da solução de um duplo desafio: mudança climática e segurança alimentar. 

Segundo a ministra, até 2030 o objetivo brasileiro é disseminar as tecnologias de baixa emissão de carbono a mais 72 milhões de hectares de terras agricultáveis sem necessidade de converter novas áreas à atividade produtiva. Com isso, a previsão é de que seja mitigada a emissão de mais de 1 bilhão de toneladas de carbono (CO²) equivalente.

“A agropecuária, realizada de maneira sustentável, é parte da solução para um duplo desafio: mudança do clima e segurança alimentar”.

Em seu discurso, a ministra falou também sobre desmatamento ilegal no pais e reforçou que o produtor rural brasileiro é o maior ambientalista deste país, gracas a aos manejos sustantáveis já assumidos. 

A participação do Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, foi contextualizada pelas ações mostradas durante a Conferência Mundial do Clima, a COP 26. “A COP do clima é uma vitrine de uma agricultura sustentavel”, afirmou.

Durante a COP 26, o representante da pasta de Meio Ambiente colocou o Brasil como ator chave nas negociações fez movimentos importantes durante os primeiros dias e anunciamos metas climáticas ainda mais ambiciosas: redução de emissões de 50% até 2030 e neutralidade climática até 2050; zerar o desmatamento ilegal até 2028; e apoio à redução global de metano. 

Panorama Brasileiro 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o país conta com aproximadamente 16 milhões de hectares de florestas nativas em recuperação e a agricultura de baixo carbono no país já restaurou quase 28 milhões de hectares de pastagens degradadas; Além disso, o Brasil conta com o maior programa operacional do mundo de biocombustíveis, com energias renováveis contribuindo com 84% da matriz elétrica nacional (com geração recorde de empregos em solar e eólica) e conta também com um  programa nacional  de gestão de resíduos sólidos que já reduziu em 20% o número de lixões a céu aberto.Participaram da abertura do Fórum Planeta Campo outras autoridades como Itamar Borges. ‍ Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo,  Tirso Meirelles, Presidente do Sebrae-SP e vice-presidente da Faesp, Rogério Castro, CEO da UPL Brasil; Dep. Sergio Souza, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura e Teka Vendramini, presidente da Sociedade Rural Brasileira.