Tereza Cristina: “A agropecuária é parte da solução do problema”, disse

Ministra participou do Fórum Planeta Campo e reforçou que a pecuária brasileira tem papel fundamental na agenda climática

Tereza Cristina: “A agropecuária é parte da solução do problema”, disse

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou durante o Fórum Planeta Campo, realizado na última terça-feira,(30/11) que na Conferência Mundial do Clima, a COP 26, o mundo discutiu medidas para reduzir os gases de efeito estufa. As medidas foram importantes para mostrar que a pecuária brasileira tem papel fundamental na agenda climática nacional e mundial. “A agropecuária é parte da solução do problema e tem que ser encarada desta forma por quem deseja reduzir os impactos do aquecimento global“, declarou.

Além disso, a representante da pasta de agricultura, pecuária e abastecimento, ressaltou que, ainda durante a Conferência Internacional do Clima, foi mostrado ao mundo o Plano ABC e o Plano ABC+. “Mostramos o Plano ABC, o Plano ABC+, que consolidou-se como uma grande estratégia do setor agropecuário da área do atendimento da NBC brasileira. Metade das emissões brasileiras são provenientes do desmatamento. Há um desafio de construção da economia da floresta e valoração dos seus serviços ecossistêmicos e ambientais no âmbito das propriedades rurais.”

Desmatamento ilegal zero 

Tereza Cristina concluiu que a delegação brasileira firmou compromissos como zerar o desmatamento ilegal ate 2030; dataantecipada em dois anos, para cumprimento em 2028. “O Brasil deverá superar o conjunto de obstáculos, entre eles o desafio do crédito, da capacitação de técnicos nesse tema e da transferência das tecnologias já disponíveis para o setor, a fim de cumprir com seus compromissos climáticos”, afirmou.

A ministra disse também que a menção inédita no documento final da COP 26 sobre a redução de fontes fósseis de energia, deverá intensificar o uso de energias renováveis nas cadeias produtivas. “O setor agropecuário possui papel relevante nesse tema. Com o potencial relevante de produção de energia agrivoltaica, biometano, biodiesel, etanol, financiamento perdas e danos e compromisso sobre carvão foram temas cujos resultados ficaram muito aquém do esperado.”

Aerial View Green Forest Deforestation Area Landsc 2021 08 29 06 52 02 Utc | Planeta Campo

Legislação ambiental 

Outro assunto destacado foi a legislação ambiental brasileira que é uma das mais rigorosas do mundo. A ministra afirmou que o produtor rural é o maior ambientalista do país, já que o Brasil preserva até hoje 66% da vegetação nativa e 25% está dentro das propriedades dos produtores rurais. Ela acrescentou que “está passando da hora de resolver o pagamento pelos serviços ambientais e que temos que resolver o problema do desmatamento ilegal, que deve ser zero no Brasil”.

Para concluir, Tereza Cristina afirmou que vê esses compromissos como uma oportunidade para o agro brasileiro. “Temos expertise nas medidas de redução de emissões e podemos colaborar com outros países nessa necessária transferência de tecnologia”, concluiu. 

Assista a participação da Ministra Tereza Cristina na íntegra: