Mais sustentabilidade: conheça o programa de crédito para fornecedor sustentável
Programa promete ser mais uma iniciativa para trazer benefícios e remunerar produtores sustentáveis
Formar uma cadeia sustentável alinhada aos princípios ESG promovendo a qualificação dos fornecedores sustentáveis de matéria-prima com bônus do crédito de carbono é o objetivo principal do Programa de Crédito para Fornecedor Sustentável, intitulado 2SC.
A iniciativa foi lançada pela BSBIOS, na última segunda (22), em Passo Fundo (RS), e visa amenizar riscos e angariar ecoeficiência, além de garantir a participação das empresas no mercado de combustíveis sustentáveis através de certificações.
Sustentabilidade e maior volume de produtos
De acordo com o presidente da empresa, Eramos Battistella, em entrevista ao Planeta Campo, a empresa quer certificar todos os fornecedores de matéria-prima a fim de aumentar o volume de matéria-prima certificada e assim atingir mais e novos mercados.
“Com essa certificação vamos conseguir um prêmio sobre o nosso produto e a nossa proposta é beneficiar nossos fornecedores com parte desse prêmio que nós vamos ter sobre os produtos, especialmente sobre o biodiesel”, explicou.
A BSBIOS na certificação
A BSBIOS atualmente está de acordo com o Renovabio – política do Ministério de Minas e Energia que visa expandir a produção de biocombustíveis – e possui a certificação europeia ISSC. A empresa também foi a primeira no Brasil a conquistar a certificação dos EUA.
“Então o que vamos fazer é certificar as matérias-primas e os seus fornecedores para que além das vantagens de estarem adequados às políticas ESG, irão ter remuneração adicional, uma vez que eles passarão a ter um novo mercado consumidor. O que faremos é abrir para eles uma nova oportunidade de mercado”, pontuou.
Ainda segundo Batistella, o Brasil precisa trabalhar mais o tema certificação, pois só será possível chegar a alguns mercados que remuneram melhor o produto, se o fornecedor possuir a certificação e o sistema de produção alinhado com o que o cliente do exterior demanda.
Como participar da iniciativa
Na BSBIOS existe uma equipe focada apenas na certificação dos fornecedores de matérias-primas como óleos vegetais de qualquer tipo, gordura entre outros. Para participar da certificação basta estar inserido na cadeia e entrar em contato com o time comercial.
Recentemente a empresa renovou a certificação de internacional de sustentabilidade e carbono, a mais importante para o setor e que garante a continuidade do acesso ao mercado europeu de biocombustíveis, ISSC.
“Há uma relação direta do nosso programa 2SC com essa certificação. Ela é a chave para vendermos o nosso produto em toda Europa e nossa pretensão é aumentar o volume de matéria-prima certificada, justamente para aumentar o nosso volume de biodiesel exportado”, finalizou.
Além do Brasil, a BSBIOS certifica empresas de toda a região do Cone-sul.