Produção de leite pode ser mais sustentável: saiba como
A indústria leiteira percebeu a necessidade do consumidor por produtos que tenham preocupações ambientais e, desde então, o setor tem feito movimentos para aplicar na cadeia produtiva iniciativas de sustentabilidade. Para que isso seja possível, é preciso investir em tecnologia para oferecer melhor experiência para os produtores e mais recursos para os técnicos, veterinários e […]
A indústria leiteira percebeu a necessidade do consumidor por produtos que tenham preocupações ambientais e, desde então, o setor tem feito movimentos para aplicar na cadeia produtiva iniciativas de sustentabilidade.
Para que isso seja possível, é preciso investir em tecnologia para oferecer melhor experiência para os produtores e mais recursos para os técnicos, veterinários e consultores de toda a cadeia de valor da pecuária.
O desempenho do rebanho na cadeira leiteira
Laerte cassoli, CEO da Rúmina, explica o desafio da cadeia para tornar a produção mais assertiva.
“A pecuária de leite brasileira ainda está aquém de outros países. Então, ainda há grandes oportunidades de evolução na produtividade e sustentabilidade de toda a cadeia.”
Para que isso ocorra, é fundamental que o produtor de leite, técnicos e consultores façam uso de ferramentas gerenciais de indicadores e dados que identifiquem de fato onde estão as oportunidades e como é possível melhorar.
Cassoli elenca as principais oportunidades de melhoria: área de reprodução, criação de bezerros e novilhas, sanidade e níveis de produção.
A Rumina lançou no último ano o Rumiscore, que proporciona uma troca entre os produtores, que podem comparar a sua produção com seus pares e verificar pontos de destaque e melhoria.
Através desse intercâmbio, os pontos de melhoria podem ser observados e produtor pode aprender outras formas de colocar em prática ideias, como ações de sustentabilidade, por exemplo.
“A redução da taxa de emissão de metano na produção leiteira é um movimento que vem acontecendo, essa preocupação com ações que impactam no aquecimento global e diminuição de gases do efeito estufa. O metano é um dos principais gases e está associado ao ruminante, então temos que olhar para isso”, , conta Cassoli.
“A partir do momento que a produtividade é melhorada, naturalmente melhoramos os parâmetros
de sustentabilidade. Conseguimos emitir menos metano por litro de leite. As coisas se convergem”, explica o CEO.