Congresso é iluminado de verde para alertar para preservação do meio ambiente
O Congresso ficará na cor verde até o final do mês
O Senado inaugurou nesta quinta-feira (1º) uma iluminação especial na cúpula do Palácio do Congresso para marcar o Junho Verde.
A campanha foi instituída na Casa pela Resolução 14, de 2020, que estabelece o objetivo de divulgar a “conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais”. O prédio ficará na cor verde até o final do mês.
A campanha coincide também com o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2023, a data completa 50 anos desde que foi instituída.
Em 2022, o Senado também aprovou a Lei 14.393, de 2022 que inclui o Junho Verde nas ações da Política Nacional de Educação Ambiental. A lei determina que a campanha tem objetivo de “desenvolver o entendimento da população acerca da importância da conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos e do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais, para as presentes e futuras gerações”.
O primeiro período da iluminação do Congresso vai até segunda-feira (5). Nos dias seguintes, outras campanhas de diferentes cores temáticas serão contempladas. O verde será retomado em 10 e 11 de junho e, em seguida, de 20 a 30 de junho.
Por Agência Senado com edição de Guilherme Nannini