Projeto promove pecuária regenerativa na Amazônia
O “Do campo à mesa” promove a pecuária regenerativa e busca desmatamento zero na Amazônia através de estratégias de rastreabilidade e engajamento
O projeto “Do campo à mesa”, iniciativa existente desde 2016, tem como objetivo aumentar a transparência e o compromisso com o desmatamento zero e a sustentabilidade na cadeia de valor da soja e da pecuária.
Projeto promove melhorias na pecuária regional
De 2014 a 2016, a TNC conduziu o projeto em São Félix do Xingu, no Pará. O estudo piloto envolveu 18 fazendas e ofereceu capacitações em gestão da propriedade rural, gestão econômico-financeira e manejo adequado de pastagens para produtores e colaboradores.
O projeto também introduziu conceitos de Boas Práticas Agropecuárias e Bem-Estar Animal, resultando em selos de certificação prata e bronze para algumas fazendas.
Rastreabilidade e qualificação na cadeia para combater o desmatamento
A fase 1 do projeto “Mitigação Climática e Pecuária Regenerativa” desenvolveu o Programa Parcerias para Agropecuária Responsável (PAR), com o objetivo de qualificar todos os fornecedores de animais da cadeia.
A Plataforma CONECTA, uma ferramenta de rastreabilidade administrada pelo setor privado, foi desenvolvida para identificar gargalos e problemas e direcionar soluções público-privadas para a reinserção de fazendas em conformidade com as leis de comercialização.
Fase 2
Na fase 2 do projeto, planejada para janeiro de 2022 a março de 2023, serão desenvolvidos dois componentes. O componente negócio, conduzido pelo Safe Trace e AdT, busca sensibilizar e engajar indústrias e varejistas para o uso da Plataforma CONECTA.
Enquanto o componente de adequação e engajamento, sob responsabilidade da TNC, busca mobilizar produtores, associações e órgãos públicos para a readequação ambiental na cadeia de abastecimento de carne.