Quais os principais desafios e oportunidades da pecuária sustentável para o Brasil?

O programa Planeta Campo Entrevista desta quarta-feira (13) entrevistou Pedro Burnier, diretor de programas pecuários da Amigos da Terra, para discutir sobre o tema

O programa Planeta Campo Entrevista desta quarta-feira (13) entrevistou Pedro Burnier, diretor de programas pecuários da Amigos da Terra, para discutir os desafios e oportunidades da pecuária sustentável no Brasil.

Durante a entrevista, foram abordados temas como produção de carne de baixo carbono, rastreabilidade socioambiental, inclusão de pequenos produtores e percepção do consumidor.

Carne baixo carbono

Qual Os Principais Desafios E Oportunidades Da Pecuária Sustentável Para O Brasil?

Foto: Planeta Campo

O protocolo de carne de baixo carbono surge como uma resposta à crescente preocupação com as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da produção de carne bovina. Este protocolo propõe a adoção de boas práticas agropecuárias, como o manejo eficiente de pastagens e o controle do rebanho, visando reduzir o impacto ambiental da atividade pecuária.

“Além de contribuir para a mitigação das mudanças climáticas, a carne de baixo carbono atende à demanda crescente do mercado por produtos mais sustentáveis e de alta qualidade. No entanto, ampliar a adoção desse protocolo pelos produtores ainda é um desafio, exigindo investimentos em tecnologia e assistência técnica”, destacou o diretor.

Rastreabilidade

Com a pecuária sendo uma das principais atividades do Brasil, é necessário garantir a sustentabilidade da carne bovina para chegar ao consumidor final. Por isso, a rastreabilidade socioambiental do produto é um dos pontos mais importantes da produção.

“Embora o Brasil esteja avançando nesse sentido, ainda há desafios para alcançar a rastreabilidade individual dos animais. Para superar esses obstáculos, é necessário o envolvimento conjunto do governo, do setor privado e da sociedade civil”.

Pequenos produtores

Outro ponto abordado na entrevista, foi a inclusão dos pequenos produtores na cadeia de produção de carne sustentável. Com isso, é possível garantir a sustentabilidade social da pecuária dando oportunidade a todos os elos da produção.

“O governo deve investir em políticas públicas que facilitem o acesso desses produtores a crédito, assistência técnica e tecnologia. O desenvolvimento de projetos de agricultura familiar e cooperativas pode contribuir significativamente para a inclusão dos pequenos produtores” disse Burnier.

O consumidor final

Por fim, Burnier destacou a percepção do consumidor final em relação à cadeia pecuária que desempenha um papel fundamental nesse cenário. Com uma crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade, os consumidores buscam cada vez mais produtos com menor impacto ambiental e social.

“A carne de baixo carbono e a carne com certificação socioambiental atendem a essa demanda crescente, mas as empresas precisam investir em comunicação e marketing para informar os consumidores sobre os benefícios desses produtos sustentáveis”, finalizou.