Levar tecnologia ao pequeno produtor é um dos desafios para a sustentabilidade
Tirso Meirelles, vice-presidente da Faesp, também fala sobre retorno dos jovens ao campo e produção sustentável
A sustentabilidade ganha força no campo com a utilização da tecnologia, mas há desafios, principalmente para o pequeno produtor. É para esse desafio que o presidente do Sebrae-SP e vice-presidente da Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) chamou atenção recentemente, durante o Fórum Planeta Campo.
“Se não criarmos as ferramentas digitais que possam chegar ao pequeno, ao médio produtor, ele ficará com muita dificuldade porque os seus custos aumentarão muito e a sustentabilidade veio para ficar, por isso que se fala em ESG. ESG é você fazer a sustentação da econômica, social e governamental”, afirma Meirelles.
Ele ressalta que é muito importante alcançar os pequenos produtores para que tecnologias como a rastreabilidade, por exemplo, estejam presentes em todos os lugares. “É fundamental hoje trabalhar a sustentabilidade, criar essas condições das ferramentas digitais e implantar o código florestal”, diz Tirso.
O vice-presidente da Faesp também acredita que os jovens estão voltando a se interessar pela produção agrícola e pecuária. “Se você pegar da década de 70 para cá, os filhos saíram da propriedade porque você não tinha televisão, você não tinha contato com internet, você ficava isolado das cidades. Com a revolução que está ocorrendo, o campo veio para dentro da cidade, vamos pensar assim, porque você está levando conectividade, todas as ferramentas digitais que a cidade tem você está levando pro campo. Os filhos agora perceberam que com o treinamento, com os estudos que eles tiveram, eles podem voltar para o campo e aprimorar efetivamente aquela produção dos seus pais. Então hoje os jovens estão retornando para o campo e isso é maravilhoso”, destacou Meirelles.
Tirso também acredita que os produtores rurais são os principais defensores e interessados no conceito de sustentabilidade. “É aquilo que a ministra [Teresa Cristina] comentou e que o nosso presidente, o Dr. Fábio [Meirelles], também fala: ‘o maior ambientalista do nosso país é o agricultor´. Aí você vai falar assim, mas Tirso, não é muito forte você falar isso? Não, porque tem dois motivos básicos para falar isso. Por exemplo, se você não tem água na tua propriedade, se você não tem mata na tua propriedade, a tua propriedade não vale nada, então ele tem de garantir o valor da produtividade dele”, explica.
A questão do bem-estar animal também é outro ponto fundamental para a pecuária de corte e de leite. “Por exemplo, minha mãe é uma grande produtora de leite, então ela coloca músicas para as vacas relaxarem pra dar mais leite. Então existe toda uma consciência pra que você possa ter as melhores qualidades possíveis, para que o animal possa produzir da melhor forma e feliz. Tudo tem que ser feito de uma forma condizente, de uma forma equilibrada e com sustentabilidade”, enfatiza.
“Sustentabilidade é o respeito que você tem que ter com a fauna, as matas, as pessoas e os animais, então isso é sustentabilidade”, resume Tirso Merelles.
Confira a conversa com Tirso Meirelles: