Plantio direto: saiba as principais vantagens da técnica
Sistema de Plantio Direto evita a degradação do solo, promove o sequestro de carbono e ainda melhora a produtividade
O Sistema de Plantio Direto é um dos principais aliados quando o assunto é conservar a qualidade do solo e evitar a degradação das áreas. Além disso, a técnica promove o sequestro de carbono e ainda tem o potencial de aumentar a produtividade das lavouras. Mas todos esses benefícios só acontecem quando os três pilares do sistema são adotados, incluindo a rotação de culturas e a manutenção do solo coberto com palhada. Com esse tripé, os ganhos para o meio ambiente e para o bolso dos produtores são certos.
No município de Medianeira, localizado na região oeste do Paraná, alguns produtores vêm adotando, com a ajuda de agrônomos do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), os três pilares do plantio direto.
Para promover a rotação de culturas eles realizaram o consórcio de brachiaria com milho, além de manter o solo sempre coberto com palhada e fazer o plantio direto, propriamente dito.
Deste modo, eles já conseguiram melhorar a compactação do solo, a escassez de água para as plantas, os processos de erosão e reduzir as plantas daninhas, além de aumentar a produtividade da soja. Confira a reportagem completa!