Cooperativa conquista primeiro selo de certificação de café regenerativo
A cafeicultura regenerativa é uma abordagem que visa preservar o meio ambiente enquanto promove a qualidade e sustentabilidade da produção.
A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) anunciou a conquista do selo de certificação em cafeicultura regenerativa. A certificação reforça o compromisso da cooperativa com práticas sustentáveis na produção junto da preservação do meio ambiente.
Essa conquista foi possível graças a um grupo composto por 12 cooperados da Expocaccer, que representam 21 fazendas totalizando 4.644 hectares, dos quais 2.364 hectares são dedicados ao cultivo certificado do grão.
Aliados à sustentabilidade
Os produtores têm se destacado ao adotar práticas que visam preservar o solo, aumentar a biodiversidade, proteger recursos hídricos e promover a resiliência dos sistemas agrícolas.
A auditoria para a certificação foi conduzida pela Regenagri®, um programa internacional focado na saúde e preservação do solo, e supervisionada pela certificadora inglesa ControlUnion.
O Departamento Técnico em Sustentabilidade da Expocaccer também desempenhou um papel crucial no processo. Além disso, a cooperativa contou com o apoio do Sebrae Minas e da Plataforma Educampo, que ofereceram assistência técnica aos produtores.
Benefícios da cafeicultura regenerativa
A cafeicultura regenerativa é uma abordagem que visa preservar o meio ambiente enquanto promove a qualidade e sustentabilidade da produção.
Além de contribuir para a preservação da flora e fauna, essa abordagem reduz custos, diminui a poluição, melhora a qualidade do café, aumenta a resistência às mudanças climáticas e reduz o desmatamento.
Compromisso com consumidores conscientes
Com isso, além de atender às demandas dos consumidores conscientes, o café produzido com práticas regenerativas estabelece relações comerciais mais éticas e justas em toda a cadeia produtiva.
A Expocaccer está alinhada com a agenda de sustentabilidade do mercado e reafirma seu compromisso com um setor cada vez mais sustentável e de baixas emissões.