COP: Acordo inédito vai beneficiar pequenos produtores e proteger biodiversidade
Cerca de R$ 72 bilhões poderão ser utilizados na proteção da biodiversidade com viabilidade econômica através dessa parceria
A Autopass, CONAFER e Sthorm, com apoio do WFP (World Food Programme), das Nações Unidas, anunciaram nesta segunda-feira (4) uma parceria inédita para proteger a biodiversidade, fomentar a mobilidade social, o desenvolvimento tecnológico sustentável, o fortalecimento das cadeias de produção agrícola supridas por pequenos produtores rurais e de agricultura familiar e povos originários e a transição para uma bioeconomia regenerativa e cíclica, fundamentada em princípios de finança regenerativa.
A parceria prevê que uma parcela do valor da bilhetagem eletrônica emitida pela Autopass seja transformada em ativos financeiros – créditos de bioma – que gerarão recursos para que os grupos citados possam proteger a biodiversidade em que estão inseridos.
A parceria também garantirá dignidade para que os povos originários e tradicionais permaneçam em seu território.
Como funciona
O valor da bilhetagem eletrônica emitida pela Autopass será convertido em créditos de bioma por meio da plataforma da PlanetaryX, que utiliza Inteligência Artificial e blockchain para emitir ativos comercializáveis.
A PlanetaryX irá calcular o valor estimativo para se manter intocável determinada área com sua fauna e flora. A partir daí serão emitidos ativos financeiros que vão gerar recursos para que a população a ser beneficiada diretamente possa se comprometer com a conservação do bioma em suas comunidades e propriedades.
Segundo estimativas das empresas parceiras, a emissão de Ativos de Conservação de Bioma (BCAs) que possam ser emitidos em terras de associados à Confederação (terras cadastradas e regulares), tem potencial de gerar US 72 bilhões anuais a serem distribuídos para essa população, muitas vezes em situação vulnerável. A verba deverá ser utilizada na proteção da biodiversidade com viabilidade econômica.
Impacto esperado
A parceria tem o potencial de gerar um impacto significativo na proteção da biodiversidade no Brasil. Com a emissão de créditos de bioma, os grupos envolvidos poderão receber recursos para preservar suas terras e seus modos de vida tradicionais.
A iniciativa também pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do país, fomentando a mobilidade social, o fortalecimento das cadeias produtivas agrícolas e a transição para uma bioeconomia regenerativa.
Sobre as empresas participantes
A Autopass é uma empresa brasileira privada de soluções para mobilidade e bilhetagem eletrônica. Gerencia diariamente mais de 10 milhões de transações, numa carteira com mais de 13 milhões de cartões emitidos, liderando o setor de mobilidade social e bilhetagem eletrônica no país.
A CONAFER é a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais. Reúne mais de 1,8 milhões de propriedades associadas, o equivalente a quase 20% do território brasileiro, impactando mais de 8 milhões de pessoas, o que inclui comunidades indígenas de 157 etnias diferentes.
A Sthorm é um centro de inteligência brasileiro, com parceiros internacionais, que se dedica ao desenvolvimento tecnológico e às descobertas científicas para resolver problemas globais.