CropLife Brasil na COP 28: qual o papel do agro na agenda climática?

Durante a COP 28, a CropLife pretende reforçar a agenda sustentável, focada na agricultura moderna e tecnológica, enfatizando os modelos praticados no Brasil

CropLife Brasil (CLB), associação de empresas que atuam na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias para produção agrícola sustentável, participa da COP 28 – 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), evento internacional que reúne representantes de mais de 200 países, para discutir ações globais pelo clima, cada vez mais necessários por conta dos recentes episódios climáticos extremos no Brasil e no mundo.

A conferência começou no dia 30 de novembro e vai até 12 de dezembro, na Expo City, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A associação está sendo representada pelo presidente,Eduardo Leão, e pelo diretor-executivo e de sustentabilidade, Arthur Gomes. Dentro da agenda da CLB para a conferência estão presentes temas ligados diretamente ao papel do agronegócio na preservação do meio-ambiente, como a adoção da agricultura regenerativa, tecnologias sustentáveis e biotecnologia.

Esta será a primeira participação da CropLife Brasil em uma COP. A entidade pretende reforçar a agenda sustentável, focada na agricultura moderna e tecnológica, enfatizando os modelos praticados no Brasil.

“O desafio que temos enfrentado, de ampliar a produção de alimentos em até 70% até 2050, somado ao cenário de incertezas e mudanças do clima, é o contexto que impulsiona o desenvolvimento de sistemas agroalimentares cada vez mais produtivos e resilientes. A biotecnologia, por exemplo, é um desses sistemas que vem revolucionando o mercado agrícola brasileiro. Somente nos últimos 25 anos, a produção de soja transgênica cresceu cerca de 300%, mas área plantada aumentou apenas 170% no mesmo período. Isso é prova da sustentabilidade e eficiência produtiva que a ciência pode nos proporcionar”, explica Eduardo Leão, presidente da CropLife Brasil.

Agricultura regenerativa e Climate-Smart Agriculture

Soja, Agricultura, Carbono, El Niño, Agro, Croplife

Foto: Envato

No dia 10 de dezembro de 2023, às 10h30 (horário local), Eduardo Leão será painelista em “Explicando a agricultura regenerativa: um exemplo do Brasil”, acompanhado por Natasha Santos (Bayer Crop Science), Marcelo Morandi (Embrapa) e Rodrigo Lima (Agroícone). A mediação ficará a cargo de Romano de Vivo, da CropLife International.

Ainda no dia 10, às 16h (horário local), Leão discutirá as “Tecnologias agrícolas como um elemento central para uma ‘Climate-Smart Agriculture (CSA)”. “Quando falamos de CSA, importante considerar a adoção de tecnologias para atingir um nível de produção sustentável.

O Brasil é pioneiro na implantação de medidas sustentáveis na agricultura. Sistemas como Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Bioinsumos, são exemplos de práticas e tecnologias adotadas no Brasil e preconizadas pelo Plano ABC+ para o cumprimento das metas climáticas pela agricultura e redução de gases de efeito estufa”, destaca Leão.