Plano ABC+ Bahia quer impulsionar o agro sustentável com boas práticas no campo

A iniciativa vai ser lançada oficialmente em junho, durante a Bahia Farm Show, e está estruturada em nove eixos que envolvem diversas práticas sustentáveis, como a recuperação de pastagens degradadas e a adoção de sistemas agroflorestais

Anunciado em março, o Plano ABC+ Bahia tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento sustentável da agropecuária do estado, priorizando a mitigação e adaptação às mudanças climáticas. A iniciativa envolve 25 instituições no Grupo Gestor Estadual do Plano de Agricultura de Baixo Carbono.

“A gente sabe da incerteza climática e o Plano ABC se apresenta em uma lógica principalmente de controlar as emissões de gases de efeito estufa por meio de práticas agropecuárias sustentáveis”, disse o coordenador do programa e assessor da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI), Thiago Guedes, em entrevista ao Planeta Campo desta quinta-feira, dia 04 de abril.

Segundo Thiago, o plano está estruturado em nove eixos principais. “A gente tem recuperação de pastagens degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e sistemas agroflorestais, sistemas de plantio direto, a utilização de bioinsumos, fixação biológica de nitrogênio, ações de reflorestamento por meio das florestas plantadas, tecnologia para tratamento de dejetos de animais, abates e a terminação intensiva de animais, sistemas irrigados e, por último, uma ação de diminuir a vulnerabilidade e aumentar a resiliência dos sistemas agropecuários”, explicou ele.

Cada eixo tem metas específicas. As ações de reflorestamento, por exemplo, têm como objetivo atingir 17% da meta nacional. No caso da adoção do sistema de plantio direto, a Bahia quer atingir 10% da meta prevista para o país.

O lançamento oficial do Plano ABC+ Bahia está marcado para ocorrer durante a Bahia Farm Show, entre os dias 11 e 15 de junho, em Luis Eduardo Magalhães, na região Oeste do estado.

Integração Lavoura Pecuária

Investir em sistema de integração como ILPF é um dos objetivos do Plano ABC+ Bahia