Curso de agricultura sustentável muda a vida de produtor rural

Sustentabilidade incentiva o uso eficiente dos recursos disponíveis. Produtor teve uma redução de custo de mais de 60% na produção

Curso de agricultura sustentável muda a vida de produtor rural

Curso de agricultura sustentável incentiva o uso eficiente dos recursos disponíveis. Produtor  teve uma redução de custo de mais de 60% na produção.

O produtor rural Luciano Moraes cultiva tomate das variedades grape e roma em uma área de cinco mil metros quadrados na cidade de Amparo, interior de São Paulo. Ele conta com a ajuda dos pais e da esposa nessa empreitada.

A frente da produção há quinze anos, enfrentou momentos difíceis nesse período. Inclusive, pensei em desistir algumas vezes.  Para Luciano,  o modelo de produção sustentável era uma utopia. 

“Eu escutava falar de sustentabilidade. Pensava que era conversa fiada. Se eu não conseguia produzir aplicando defensivos três vezes por semana, imagina produzir sem essa maneira convencional?  até que me apresentaram e eu fui ver na prática”, disse o produtor. 

Novo Caminho 

O agricultor pediu ajuda ao Sindicato Rural da cidade para resgatar o otimismo com com o setor. Foi quando conheceu  Roseli Vasco de Toledo, coordenadora do sindicato rural de Amparo que apontou um novo caminho: um curso em agricultura sustentável.

“O curso, por exemplo, de tomate orgânico é um programa que acontece o ano todo. Inclusive, já temos uma lista de reserva para o ano que vem. É um curso prático que dá conhecimento nessa experiência.  As dúvidas dos produtores são sanadas ali mesmo. O resultado final é muito interessante para o produtor”. 

Depois do curso de agricultura sustentável, ele e a família apostaram nesse tipo de produção diferenciada. Algumas mudanças foram feitas nas estufas e ele parou de utilizar defensivos químicos artificiais. 

Sustentabilidade

Um dos pilares da sustentabilidade incentiva o uso eficiente dos recursos disponíveis. O luciano teve uma redução de custo de mais de 60% na produção.  Ele criou também uma rede de produtores dispostos a se reinventar.  Agora, vende os tomates pelo preço da produção convencional, mas espera em breve ser certificado pelo cadastro nacional de produtores orgânicos.

“Estou feliz com o resultado.  A rentabilidade é muito grande! Hoje, eu desejo que o meu filho siga os meus passos na agricultura. antes, não”. 

Assista ao vídeo: