Macadâmia orgânica ganha Prêmio Planeta Campo por produção sustentável
Por causa da Macadâmia e do grão de Café, a fazenda Retiro se destacou por sua produção e seus métodos de produção
No dia 8 no fórum Planeta Campo, a fazenda Retiro 1893, ganhou o prêmio na categoria agricultura pequeno porte.
História
A fazenda que carrega uma história de mais de um século, já esta na quinta geração, localizada na cidade de Bocaina.
Gerenciada por Edwin Montenegro, a fazenda é a única produtora de macadâmias orgânicas do Brasil. Incialmente, a produção era de café, com o passar dos anos se transformou em cana-de-açúcar e em 2005 deu espaço para as nogueiras de macadâmia.
“Desde a imigração Italiana, a região sempre foi de café. Aí depois eles entraram em 1980 com a plantação de cana-de-açúcar que começou a crescer muito” diz Edwin.
Com o passar do tempo a fazenda adotou medidas sustentáveis para sua produção, sendo a principal, a troca dos insumos químicos para orgânicos.
Recebendo o auxílio de produtos orgânicos e biológicos, houve uma melhora na produção do solo e crescimento das árvores do pomar. Hoje, a produção avançou e chega no marco de produtividade da lavoura estimada em 3 mil quilos por hectare.
” A nossa macadâmia ficou com uma textura impecável, o gosto dela mudou. Depois que a gente pegou o selo orgânico, a gente começou a perceber que ela estava um produto diferenciado, não só pelo selo, mas pela qualidade. Com o tempo, também fomos acertando a nossa torra e melhorando o produto” ressalta Victor Montenegro, filho de Edwin e diretor comercial da fazenda.
O mercado de produtores orgânicos inflacionou nos últimos 12 anos. Segundo o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos – CNPO, o número cresceu em 450%, com estimativa de que já existam 26 mil produtores orgânicos regularizados.
“Ele foi muito precursor nessa questão dos orgânicos. Eu estava morando em São Paulo exercendo outras atividades e só escutava ‘isso não vai dar certo, é uma coisa de sonhador” conta esposa de Edinho, Adriana Montenegro.