Práticas sociais e sustentáveis levaram a Fazenda Roncador a ganhar Prêmio Planeta Campo

Fazenda Roncador se ganha prêmio Planeta Campo de agricultura grande porte

Práticas sociais e sustentáveis levaram a Fazenda Roncador a ganhar Prêmio Planeta Campo

Boas práticas ambientais, sociais e econômicas: este é o tripé que rege a Fazenda Roncador, ganhadora do Prêmio Planeta Campo na categoria Agricultura Grande Porte.

A gestão da fazenda é liderada por Pelerson Penido, agropecuarista reconhecido quando o assunto é produção de alimentos.

Com uma união de fatores, ele juntou a tecnologia, pessoas e a sustentabilidade para alcançar uma produção rentável que valoriza o meio ambiente.

Pelerson explica esta união: “a gente foi galgando vários degraus e aprendendo a produzir melhor e mais. Chegando hoje no momento que a gente percebe que o mais importante é o equilíbrio do sistema agrícola e a gente percebe a fazenda como um sistema agrícola vivo.”

A fazenda leva o slogan: “Produzimos alimentos que queremos consumir“, com isso a organização muda a visão de produção e aposta em um lema formado por 4P’s:

  • Plantas
  • Pecuária
  • Pessoas
  • Planeta

Como funciona a produção de gado

O ciclo da fazenda é completo e sem recria, o animal vai da cria direto para engorda. Logo após o desmame, os bezerros são levados para a suplementação.

“Uma grande preocupação que temos aqui na fazenda roncador é com a questão da segurança alimentar do rebanho. então, para isso, nós fazemos um estudo para analisar qual a taxa de crescimento do Capim quanto que está acumulando de matéria seca por dia”; Explica João Filho.

A integração entre a Lavoura-Pecuária é o assunto principal da organização, na pratica o planejamento funciona desta maneira:

  • Em outubro a soja é plantada e colhida em fevereiro
  • Na sequencia entra o milho com o capim
  • A safrinha é colhida em agosto, com o capim baixo para que o gado aproveite na pastagem

A ILP, é uma estratégia sustentável, que possibilita as atividades agrícolas e pecuaristas no mesmo local, assim permite a produção de gado e de grão, em tempos separados, porem no mesmo local.

Com o uso dessa técnica, a fazenda trouxe o meio ambiente como seu maior aliado.

Renan Sugahara complementa: “Eu acho que começa pela valorização do trabalho na terra. Essa integração do homem com a terra fecha um ciclo que eu costumo dizer que é muito Virtuoso onde a gente consegue produzir com responsabilidade lembrando dos cuidados das pessoas, do social, do ambiental como um todo”.

O grupo aumentou sua produção em 66 vezes desde 2002 para 2022, além de conseguir compensar as emissões de carbono equivalentes a 133 mil carros.