Sergipe investe em Plano de ação para agropecuária baixo carbono

O Plano de Ação Estadual Sergipe serve como um guia para propostas e ações no âmbito da Agricultura de Baixo Carbono (ABC+), com diretrizes específicas para o estado

Em outubro, o estado de Sergipe apresentou o seu Plano de Ação Estadual de Sergipe (PAE Sergipe), uma iniciativa voltada para promover a sustentabilidade na agropecuária. O programa tem como metas a redução das emissões de gases de efeito estufa e o aumento da fixação de carbono no solo e vegetação.

Alinhado com as diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o PAE busca integrar ações de diversos setores para tornar a produção agropecuária do estado mais sustentável.

Segundo Jonielton Oliveira Dantas, superintendente de Agricultura e Pecuária do estado, o Plano demonstra o compromisso com a sustentabilidade na produção agropecuária. Ele enfatiza que o plano é um instrumento essencial para promover a agropecuária sustentável e contribuir para a mitigação das emissões de gases do efeito estufa.

“O plano busca integrar as ações de diversos órgãos estaduais e da sociedade civil, promovendo tecnologias baseadas na conservação ambiental, com inclusão social e viabilidade econômica”.

PAE Sergipe

Agricultura, Agroecologia, Sergipe

Foto: Envato

O PAE é uma contribuição do estado ao compromisso institucional do Brasil na consolidação de uma agropecuária limpa. Ele serve como um guia para propostas e ações no âmbito da Agricultura de Baixo Carbono (ABC+), com diretrizes específicas para o estado.

O plano inclui metas relacionadas à recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, florestas plantadas e uso de bioinsumos.