Show Rural Coopavel apresenta novidades em sustentabilidade

Feira é uma das principais do calendário agrícola e acontece até a próxima sexta-feira, dia 11

Show Rural Coopavel apresenta novidades em sustentabilidade

O Show Rural Coopavel voltou a ser realizado nesta segunda-feira, dia 7, na cidade de Cascavel, no Paraná, e deve se estender até a próxima sexta-feira, dia 11. Um dos objetivos do evento este ano, que é um dos principais do calendário agrícola, é trazer soluções sustentáveis para o produtor, que está cada vez mais atento ao tema.

A última edição do Show Rural Coopavel aconteceu no início de 2020 e movimentou cerca de 2,7 bilhões de reais. Este ano, a feira conta com cerca de 400 expositores em uma área de 700 mil metros quadrados.

De acordo com Dilvo Grolli, diretor-presidente da Coopavel, a agricultura teve uma enorme expansão na produção de grãos nos últimos 30 anos, com uma expansão relativamente pequena de território devido a utilização de novas tecnologias. “Isso se explica pela adoção de tecnologias, novas máquinas, novos equipamentos, conceito de plantio, conceito de tratamento. Então este é o grande número que o Brasil tem para o mundo e este evento, o principal motivo dele e objetivo dele é levar essas tecnologias para continuarmos produzindo 3, 4% a mais por ano na mesma terra”, afirmou.

Para Grolli, a conservação ambiental é uma das prioridades do setor. “O meio ambiente é o fator número um nosso. Tanto é que sempre falamos em preservar a terra, preservar a natureza, e esse ano o chamamento é mais forte e direto. Nós somos a terra. Por que é que nós somos a terra? Porque não tem vida sem terra, porque a terra que vai produzir alimentos e do alimento é que eu vou me sustentar. Então nós somos a terra”, disse ele.

O diretor-presidente ainda falou sobre as reservas legais existentes nas propriedades rurais brasileiras. “Temos nossas reservas legais, no Paraná são 28% de reserva que nós temos. Nós somos a única atividade do Brasil que doou 20%, aqui no Sul, de nossas propriedades para o meio ambiente. Ninguém da área urbana doou parte do lote. Se a pessoa tem um lote de 400 metros quadrados [por exemplo], quanto que é 20% disso? São 80 metros quadrados. Ninguém fez essa doação. Nós produtores rurais doamos 20% e estamos felizes com isso porque nós temos que preservar essa terra, porque sem ela nós não temos vida”, concluiu Dilvo Grolli.

A equipe do Planeta Campo está fazendo a cobertura completa do evento e em breve vai mostrar as novidades da feira, que tem até um trator movido a biodiesel. Então continuem atentos às nossas notícias para acompanhar as tecnologias apresentadas no Show Rural Coopavel 2022.

Confira o programa Planeta Campo: