Como gerar riqueza e preservar a Amazônia?

Andrea Azevedo fala sobre ações que aliam desenvolvimento econômico e conservação ambiental

Como gerar riqueza e preservar a Amazônia?

No comentário de estreia de sua coluna aqui na plataforma Planeta Campo, Andrea Azevedo, que é doutora na área de políticas públicas e gestão ambiental, além de exercer a função de diretora do Fundo JBS pela Amazônia, fala sobre como preservar a Amazônia levando um desenvolvimento equilibrado para a região, com ações que visam melhorar a qualidade de vida da população local e também conservar a vegetação nativa da floresta.

Andrea explica que a coluna vai falar sobre a maior floresta tropical do mundo, suas cadeias produtivas, o pequeno produtor que vive na região e como o Fundo JBS pela Amazônia vem ajudando as comunidades locais a melhorarem os negócios comunitários.

“[A coluna] tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento da economia da floresta, indo além das cadeias que já estão estabelecidas, com a intenção de gerar valor para essas cadeias (…) para as comunidades que estão lá, que são ribeirinhos, quilombolas, extrativistas e agricultores familiares que estão dentro das florestas e em muitas unidades de conservação, nas reservas indígenas. Esse público tem um papel muito importante na preservação da região”, afirma Andrea.

Confira o comentário completo da coluna de estreia de Andrea Azevedo:

 

Andrea Azevedo
Andrea Azevedo é bióloga, com mestrado em economia ambiental e doutorado na área de políticas públicas e gestão ambiental pela Universidade de Brasília (UNB). Trabalha há 15 anos com a temática do desenvolvimento sustentável na Amazônia, além de morar na região desde a infância. Atualmente, Andrea também exerce a função de diretora do Fundo JBS pela Amazônia.