
Pela terceira vez consecutiva, Minas Gerais participa da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que, este ano, acontece entre os dias 30/11 e 12/12 em Dubai, nos Emirados Árabes.
Durante dez dias, o Governo de Minas vai apresentar a grandes líderes mundiais as soluções implementadas no estado para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Além das reuniões e painéis para as quais Minas foi convidado, o Estado, junto ao setor produtivo mineiro, promoverá o Minas Gerais Day, no qual será lançado para o mundo o portfólio mineiro Casos de Sucesso das ações de sustentabilidade e enfrentamento de alterações do clima.
Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) pelo pioneirismo e exemplo de soluções para os impactos climáticos, Minas Gerais estará na COP28 como um dos principais estados da América Latina e Caribe a se comprometer com as metas de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE).
A comitiva mineira, liderada pelo vice-governador, Professor Mateus, e pela secretária de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, é composta por cerca de 20 representantes da administração pública e dos setores produtivos mineiros.
COP
A participação de Minas Gerais pela terceira COP consecutiva vai consolidando a presença do estado na discussão da questão das mudanças climáticas e da política de contenção dessas mudanças, em conjunto com os entes subnacionais mais importantes do mundo e mais avançados nesse quesito, afirma o vice-governador.
Neste ano, a ONU reconheceu que, na implantação de políticas de neutralização de carbono com vistas a combater as mudanças climáticas e na implantação de uma política pública de mudanças climáticas, Minas Gerais é o ente subnacional mais avançado do mundo.
Ficamos à frente do Quebec, no Canadá, da Escócia, e inclusive da Califórnia, que é o parâmetro mundial de excelência em medidas e economia verde, destaca Professor Mateus.