
A tilápia brasileira já é reconhecida mundialmente, com produção concentrada principalmente nas regiões Sul e Sudeste, sendo o Paraná responsável por quase 40% do total nacional. Agora, o foco é aumentar a presença do peixe nos mercados internacionais.
Um estudo da Embrapa, em parceria com a Peixe BR, analisou o mercado europeu e norte-americano. Nos Estados Unidos, o consumo de tilápia congelada representa 80% do mercado, mas o Brasil ainda participa pouco desse segmento, dominado pela China.
Na Europa, embora menor, a demanda por tilápia fresca é promissora, especialmente entre comunidades latinas, africanas e árabes, mas o mercado está fechado desde 2018 por restrições sanitárias.
“Nosso objetivo é mapear oportunidades e preparar os produtores para esses mercados, com estratégias de preços, volume e qualidade do produto”, explica o pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, Manuel Pedroza.
O estudo reforça o potencial de crescimento da piscicultura brasileira, incentivando investimentos e capacitação para conquistar novos consumidores no exterior.