Petrobras ampliará capacidade de produção de diesel renovável
Segundo a Petrobras, esse aumento na capacidade de produção de Diesel R pode resultar em uma redução de aproximadamente 1.300 toneladas de gases de efeito estufa
A Petrobras anunciou nesta terça-feira (27) que obteve autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para aumentar em 146% a capacidade de produção de diesel com conteúdo renovável, conhecido como Diesel R, na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), localizada em Araucária (PR).
Com essa autorização, a empresa pretende aumentar o potencial de processamento diário de 5 milhões para 12,3 milhões de litros ainda este ano.
Segundo a Petrobras, esse aumento na capacidade de produção de Diesel R seria capaz de abastecer cerca de 41 mil ônibus convencionais e resultar em uma redução de aproximadamente 1.300 toneladas de gases de efeito estufa.
O Diesel R é o primeiro produto lançado no âmbito do Programa de BioRefino da Petrobras, que prevê um investimento de aproximadamente US$ 600 milhões nos próximos cinco anos no desenvolvimento de uma nova geração de combustíveis sustentáveis.
Felipe Leonardo Gomes, gerente-geral da Repar, ressaltou os benefícios desse projeto de ampliação da capacidade de processamento de óleo vegetal.
“Essa iniciativa trará maior confiabilidade e flexibilidade na produção de Diesel R, atendendo às demandas dos clientes e da sociedade por produtos com menor impacto ambiental”.
Para William França, diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, o aumento da capacidade de produção do Diesel R representa um marco importante para o programa BioRefino da empresa.
Ele enfatiza que essa estratégia prepara a companhia para o futuro e contribui para um mercado mais sustentável do ponto de vista ambiental.
Diesel Renovável
O Diesel R é produzido pela Petrobras através do coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, com uma proporção de até 10% de conteúdo renovável. Além de proporcionar benefícios ambientais, o Diesel R pode ser misturado ao diesel convencional em diferentes proporções, sem a necessidade de adaptações nos motores dos veículos ou alterações na cadeia logística e armazenamento.
As informações partem da Agência Brasil.