Instituto Ethos promove gestão responsável e ética no agro e na sustentabilidade

O Instituto Ethos atua há 25 anos no aprimoramento da gestão responsável e ética das empresas, buscando promover a transformação da sociedade

O Instituto Ethos, com 25 anos de atuação, tem como objetivo aprimorar a gestão responsável das empresas e promover a transformação da sociedade.

A instituição trabalha para sensibilizar e apoiar as empresas na incorporação dos princípios da sustentabilidade em suas práticas, tanto na relação com seus públicos internos, fornecedores e clientes quanto na contribuição para a comunidade. O foco é gerar valor para o negócio e, ao mesmo tempo, para a sociedade.

Conheça um pouco mais da atuação da instituição na entrevista de Ana Lucia de Melo Custódio, Diretora-adjunta no Instituto Ethos, concedida ao Planeta Campo.

Indicadores Ethos: traduzindo princípios em práticas

Para auxiliar as empresas na jornada da responsabilidade social e dos negócios éticos, o Instituto Ethos criou os indicadores Ethos ASG (Ambiental, Social e Governança). Esses indicadores ajudam a medir e orientar as práticas das empresas, tornando mais objetivos os princípios de gestão responsável.

Eles abrangem temas como a relação com os trabalhadores, fornecedores, consumo consciente de recursos naturais, entre outros aspectos relevantes para o desenvolvimento sustentável.

Lei Anticorrupção: incentivando a integridade nas empresas

Ethos

Foto: Planeta Campo

O combate à corrupção é uma agenda relevante para o Instituto Ethos. A instituição tem trabalhado para sensibilizar as empresas sobre a importância da integridade e da transparência em suas práticas.

Os sistemas de integridade, também conhecidos como programas de compliance, têm evoluído no Brasil, trazendo diretrizes e políticas que ajudam na prevenção de práticas corruptas. O Instituto Ethos incentiva o engajamento das empresas no Pacto Empresarial pela Integridade, contra a corrupção.

Expansão da cultura da integridade

Além do combate à corrupção, a cultura da integridade tem se ampliado para outros temas, como direitos humanos e relacionamento com empregados e terceirizados. Os sistemas de integridade estão cada vez mais alinhados com a ética nas relações comerciais e no respeito aos direitos dos trabalhadores.

O Instituto Ethos destaca a importância de avançar nessas questões e incentiva a busca constante por uma relação ética e íntegra com os diferentes públicos das empresas.

Fomentando um ciclo virtuoso de confiança

O trabalho do Instituto Ethos tem contribuído para estabelecer um ciclo virtuoso de confiança entre as empresas e a sociedade. Ao promover a gestão responsável e ética, a instituição incentiva uma relação de maior igualdade e equidade entre os diversos atores do agronegócio e da sustentabilidade.

As empresas, ao adotarem práticas mais sustentáveis e éticas, geram impactos sociais positivos e contribuem para a construção de uma economia mais responsável e comprometida com o desenvolvimento sustentável.