Exportações vindas da Amazônia podem chegar a US$ 150 bilhões
De acordo com levantamento da ApexBrasil, cerca de 20% das exportações do Brasil são produzidas na Amazônia Legal
O Brasil ainda aproveita pouco o potencial de exportação dos produtos vindos da Amazônia, incluindo itens bastante procurados por consumidores estrangeiros, como a castanha e o açaí. Segundo o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, o comércio de mercadorias compatíveis com o uso florestal sustentável e aceitos internacionalmente tem o potencial de movimentar, em todo o mundo, cerca de US$ 150 bilhões.
Viana diz que o potencial é enorme, “mas dos cerca de US$ 334 bilhões que o Brasil exportou no ano passado, o Norte exportou US$ 28 bilhões, dos quais US$ 21 bi saíram aqui do Pará. Alguém vai dizer que é muito, mas se comparado aos US$ 334 bilhões totais, é muito pouco. A mesma coisa para o Nordeste, que exportou US$ 27 bi”, comentou Viana, ao ser entrevistado pelo canal.gov.
“A castanha do Brasil, por exemplo, é um produto que, com as barras de cereais, tem mercado o ano inteiro. E que o Brasil exporta pouco, porque deixou de ter políticas [específicas] para [estimular a comercialização do] produto. A Bolívia chega a exportar cerca de US$ 150 milhões em castanhas. O Brasil só chega a 10% disso. E enquanto a Costa do Marfim exporta 2,2 milhões de toneladas de cacau, o Brasil produz cerca de 300 mil toneladas. Aqui, na Amazônia, são exportados US$ 100 milhões em pimenta do reino. O Vietnã exporta US$ 700 milhões”, acrescentou Viana, que é engenheiro florestal e governou o Acre, seu estado natal, por dois mandatos, entre 1999 e 2007.
Exportações Amazônia Legal em 2022
De acordo com levantamento da ApexBrasil, cerca de 20% das exportações do Brasil são produzidas na Amazônia Legal.
“Os produtos da Amazônia brasileira têm apelo, mas o espaço no mercado mundial está abaixo do potencial”. Essa é uma das conclusões de um estudo da ApexBrasil
O levantamento avaliou produtos que já são os mais exportados pelos estados da região, entre eles feijão, guaraná, açaí, castanhas, café e peixes. São produtos especializados da Amazônia Legal, explica a analista de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, Luíza Olmedo.
Num cenário geral, os produtos amazônicos brasileiros têm uma participação em média de menos de 1% no mercado internacional. Outro ponto, é que quase metade das exportações vão para América do Sul, mas os produtos ainda não chegam aos grandes importadores. O interesse por produtos sustentáveis segue em alta e eles podem ser uma alternativa para os produtores brasileiros, diz a analista Luíza Olmedo.
O estudo identificou os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão, a China e a Colômbia como destinos com forte potencial para os produtos amazônicos do Brasil.
Com informações da ANBA e Agência Brasil