Imaflora promove ações de capacitação com cacauicultores

Segundo o cacauicultor Constantino de Oliveira Fernandes, de Linhares (ES), o projeto veio para somar e agregou muito conhecimento, por meio de pesquisas, cursos e projetos que beneficiam os produtores

O Imaflora organizou, em parceria com CocoaAction Brasil, um evento de capacitação para produtores de cacau, na cidade de Linhares (ES).

O encontro aconteceu por intermédio do projeto Cacau2030, da World Cocoa Foundation (WCF), que apoia o trabalho dos pequenos produtores e técnicos na produção, além de oferecer oportunidades para diversas famílias, promover a independência financeira de mulheres produtoras, e ajudar na geração de renda para as comunidades.

Tudo isso com o objetivo de aumentar a produtividade brasileira e a resiliência dos produtores de cacau.

Capacitação cacauicultores

Cacau

Foto: Imaflora

No primeiro dia foi realizada, em uma propriedade rural produtora de cacau, a “Oficina de produção de cacau orgânico e biodinâmico”, que teve a participação de produtores e foi ministrada pelo agricultor e consultor Luciano San Juan, especialista no assunto.

Já no segundo dia de evento, foi trabalhada a coleta de solos para o programa de mudas subsidiadas, onde os produtores contemplados com a ação receberam uma visita para amostragem de solo, que foram levadas para análise física e química em laboratório, e posterior interpretação. O objetivo é fazer com que as mudas subsidiadas tenham boa formação.

No terceiro e último dia, foi promovido o Dia de Campo, organizado por meio de uma articulação local: Projeto Cacau 2030/Imaflora, Projeto Inovater/Fundagres, Projeto Dia de Campo da Faesa (AgroFaesa) e Incaper. Esta ação foi aberta ao público, além de contar com os produtores rurais, técnicos do setor e estudantes, somando mais de 200 participantes.

Experiências

Cacau 2030

Foto: Imaflora

De acordo com Vitor França, coordenador de projetos e serviços do Imaflora, as iniciativas contemplam alguns dos objetivos do projeto Cacau 2030, de atuar no treinamento e capacitação de produtores e extensionistas no Espírito Santo.

A produtora Ana Paula dos Anjos Ramos, da comunidade Bananal do Sul (ES), esteve na oficina e conta que conheceu o Cacau2030 durante uma visita técnica de outro projeto, o Mulheres do Cacau.

“Essas iniciativas estão nos capacitando e trazendo um conhecimento maravilhoso. Tem palestras, cursos que eles recomendam, dia de campo e cursos que melhoram muito nosso conhecimento e nossa produção”.

Segundo Constantino de Oliveira Fernandes, de Linhares (ES), o projeto veio para somar e agregou muito conhecimento, por meio de pesquisas, cursos e projetos que beneficiam os produtores.

“No futuro, desejo fazer parcerias com escolas da região para que crianças possam visitar minha fazenda para conhecer as plantações e como funciona o plantio.”