Indústria tem até julho para se adequar às mudanças nos padrões de embalagem do café torrado
Na prática, medida deve coibir a venda de produtos irregulares e elevar o padrão de qualidade do café
A indústria cafeeira passa por mudanças importantes. Uma nova portaria do Ministério da Agricultura exige a padronização das informações nas embalagens, incluindo detalhes como a espécie do grão, ponto da torra, espécie predominante do fruto e a quantidade de cafeína presente.
Essa nova regulamentação, que entrou em vigor em janeiro de 2023, estabeleceu um prazo para as empresas se adequarem, o qual se encerra em julho deste ano. Para discutir o tema e saber como essas alterações impactam o setor, o Planeta Campo recebeu nesta sexta-feira (12), a diretora do Instituto de Embalagens, Assunta Camilo.
De acordo com ela, o objetivo das novas regras é monitorar a qualidade do produto entregue aos consumidores. Os novos rótulos buscam garantir a qualidade do café torrado. Algumas mudanças poderão ser percebidas diretamente pelo consumidor, já que estarão expostas nas embalagens, e é uma padronização que já existe em outros países.
“É uma questão de direito do consumidor. É uma oportunidade para a indústria conversar com o consumidor. A embalagem, além de proteger o produto e aumentar o tempo de vida do produto, pode engajar o consumidor”, explicou Assunta Camilo.
Na análise da diretora do Instituto de Embalagens, as alterações nas embalagens são importantes para melhor direcionar o consumidor. A responsabilidade pela venda de produto adulterado será compartilhada entre os produtores de café e o varejo. Na prática, essa medida deve coibir a venda de produtos irregulares e elevar o padrão de qualidade do café.
Em relação à adesão das empresas às novas regras, Assunta reforçou que há muita movimentação no setor nesse sentido de atender a nova padronização. “Muitas empresas já estão com a portaria atendida, 100%, outras já começam a informar o ponto de torra, o tipo de café. É uma grande oportunidade, na minha opinião, até de melhorar o produto”, disse.