Mapa inicia série de oficinas para debater Plano Norte+Sustentável
Amazônia e Pará receberão os eventos na primeira quinzena de maio e os demais estados na segunda quinzena de maio e em junho.
Com a finalidade de elaborar um diagnóstico socioeconômico e definir as cadeias agropecuárias e territórios prioritários que serão atendidos pelo Plano Norte+Sustentável, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Departamento de Programas Territoriais Rurais (Deproter), realiza oficinas técnicas nos nove estados da Amazônia Legal, em parceria com o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal e com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
Nas reuniões, serão definidos o público a ser atendido, as diretrizes do Mapa que irão nortear as atividades e os componentes voltados para o ordenamento territorial. As ações terão como foco a territorialidade local, o aumento da renda dos produtores familiares e o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região.
As oficinas já começaram e continuam entre os meses de abril a junho, sendo Amapá e Rondônia, neste mês. Amazônia e Pará receberão os eventos na primeira quinzena de maio e os demais estados na segunda quinzena de maio e em junho.
Adriana Melo, diretora do Departamento de Programas Territoriais Rurais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o MAPA, participou do programa Planeta Campo desta sexta-feira, 29, para explicar os detalhes das oficinas. “O projeto olha para várias vertentes da produção rural, do pequeno ao médio produtor e tem um enfoque da sustentabilidade muito forte. Nos médios produtores, trabalharemos também a recuperação de pastagens degradadas, os sistemas agroflorestais em estratégias e instrumentos que existem também em outro plano importante que é o plano ABC +”, explicou.
Assista o programa na íntegra: