Parceria visa capacitar profissionais em controle biológico de pragas

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, e a CropLife anunciaram o Curso de Difusão: Controle Biológico de Pragas, que tem inscrições abertas até o próximo dia 28 de setembro. O objetivo é disseminar conhecimentos sobre o controle biológico para profissionais interessados na área. O uso de insumos biológicos e o Manejo […]

Parceria visa capacitar profissionais em controle biológico de pragas

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, e a CropLife anunciaram o Curso de Difusão: Controle Biológico de Pragas, que tem inscrições abertas até o próximo dia 28 de setembro.

O objetivo é disseminar conhecimentos sobre o controle biológico para profissionais interessados na área. O uso de insumos biológicos e o Manejo Integrado de Pragas (MIP) atendem à busca por uma agricultura sustentável e de baixa toxicidade e também com alta eficiência produtiva.

Tanto é assim que o mercado brasileiro de biológicos cresceu 35% em 2020, chegando a faturar US$ 825 milhões, segundo levantamento da consultoria IHS Markit.

“A partir desse dado (de 2020), conseguimos entender a importância e a magnitude em expandir conhecimentos acerca do tema. Por isso, nos unimos a USP/ESALQ para disponibilizar um conteúdo rico”, comenta Christian Lohbauer, Presidente Executivo da CropLife Brasil.

Para a ele, a formação “irá potencializar a compreensão sobre o controle biológico de pragas e oferecer uma expertise que irá diferenciar esses estudantes do mercado”.

Ainda segundo os organizadores, o curso abordará como o controle biológico é essencial dentro do manejo integrado de pragas. Além de levantar debates de como a prática favorece a agricultura sustentável.

Controle biológico de pragas

A Croplife explica que o Curso de Difusão compreende sete módulos, abordando diversos temas, como parasitoides e predadores; ácaros predadores e criação de inimigos naturais; além de programas de controle biológico de pragas e legislação brasileira.

“O conteúdo foi pensado para quem desenvolve, aplica e difunde o controle biológico, e é direcionado para profissionais e estudantes interessados no assunto”, comenta Pedro Takao Yamamoto, coordenador da pós-graduação em Entomologia da ESALQ/USP, responsável por metodizar o curso.

Com inscrições abertas até o próximo dia 28, o Curso de Difusão não exige graduação prévia. Em formato online e ao vivo, as aulas acontecerão uma vez por semana e os alunos poderão ter acesso as gravações. O início será em 05/10/2022, com duração de quatro meses.

Mais informações podem ser obtidas no site da Esalq/USP.