Calculadora mostra quantidade de sementes a serem plantadas em pastagens

Pesquisadores da Embrapa Gado de Corte desenvolveram uma calculadora de sementes que fornece sugestões sobre a quantidade de sementes forrageiras necessárias para a implantação de pastagens

A Embrapa Gado de Corte (MS) desenvolveu uma ferramenta inovadora para auxiliar produtores na implantação ou reforma de pastagens. Trata-se de uma calculadora de sementes, que fornece sugestões sobre a quantidade de sementes forrageiras necessárias para a criação de pastagens de qualidade.

Essa ferramenta está disponível gratuitamente na Plataforma Pasto Certo e é fruto de uma parceria entre a Embrapa, a Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto) e a Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Facom-UFMS).

Benefícios para os produtores

A calculadora de sementes visa resolver um dilema comum entre os produtores: determinar a quantidade adequada de sementes a serem plantadas ao implantar ou reformar uma pastagem.

A ferramenta oferece uma sugestão da quantidade de sementes forrageiras com base em diversos fatores, como o tipo de semente, o método de semeadura e os dados de qualidade das sementes. O pesquisador Sanzio Barrios ressalta que a calculadora promove boas práticas de manejo e possibilita que os produtores façam escolhas mais conscientes.

“Com esse instrumento, reforçamos as boas práticas de manejo, preconizadas pela pesquisa. É útil para o produtor, que pode escolher a quantidade e a qualidade de sementes, estando mais consciente de suas escolhas”, afirma Barrios. Nos últimos anos, ele e os pesquisadores Ademir Zimmer (falecido) e Jaqueline Verzignassi trabalharam diretamente no desenvolvimento da calculadora.

Vantagens 

Além de auxiliar na decisão sobre a quantidade de sementes, a calculadora oferece benefícios adicionais para os pecuaristas. Isso inclui a redução de custos, menor desperdício de maquinários e uma melhor compreensão dos preços no mercado.

A ferramenta foi desenvolvida nas versões Android, iOS e web, funcionando em dispositivos móveis ou navegadores em tela cheia, sem ocupar espaço nos dispositivos.

Funcionamento da calculadora

Para utilizar a calculadora de sementes, o produtor deve ter em mãos o “termo de conformidade”, que acompanha a nota fiscal de compra das sementes. Esses dados de qualidade são fundamentais para preencher os campos necessários na ferramenta.

 

Calculadora

Foto: Embrapa

 

Calculadora

Foto: Embrapa

O usuário precisa informar a cultivar forrageira a ser implantada, o método de semeadura (a lanço ou em linha) e o tipo de semente (revestida ou não revestida).

Calculadora

Foto: Embrapa

A calculadora solicita valores como a taxa de semeadura desejada, espaçamento entre linhas, peso de mil sementes e pureza da semente.

Com base nesses dados, a ferramenta oferece diversas informações relevantes, incluindo o número de sementes puras viáveis por metro linear, quantidade de sementes por hectare, custo da semente comercial e muito mais.

“Os cálculos e os resultados consideram as sementes incorporadas nas profundidades recomendadas para cada cultivar e a calculadora pode ser utilizada para qualquer espécie ou cultivar forrageira”, complementa Zimmer

Calculadora

Foto: Embrapa

Plataforma Pasto Certo

A calculadora de sementes faz parte do aplicativo Pasto Certo, que já alcançou mais de 50 mil downloads. A versão 3.0 do aplicativo inclui funcionalidades como captação de demandas dos usuários relacionadas à produção pecuária a pasto, além da calculadora de sementes forrageiras e vídeos relacionados às pastagens.

O aplicativo se consolida como uma plataforma integrada que oferece soluções eficientes para a escolha de cultivares, cálculo e aquisição de sementes, implantação e manejo de pastagens tropicais, visando aumentar a eficiência do sistema produtivo.

“Com as novas inserções, o aplicativo se consolida como uma plataforma integrada, oferecendo solução eficiente para orientar na escolha da cultivar adequada, cálculo e aquisição de sementes, implantação, estabelecimento e manejo correto de pastagens tropicais”, declara Barrios.

O pesquisador ressalta, ainda, que o ganho final está em “promover aumento da eficiência do sistema produtivo, a partir da correta implantação da pastagem, manejo adequado e consequente maior produção de carne e leite por unidade de área”.