Projeto impulsiona produção sustentável na pecuária de corte em Rondonópolis (MT)

O principal objetivo das atividades desenvolvidas pelo projeto Novapec é estabelecer um modelo flexível de produção de bovinos de corte a pasto

O projeto Novapec, fundado em 2015, vem se destacando como uma iniciativa inovadora que visa estreitar a relação entre o setor produtivo e as instituições de pesquisa e ensino no campo da pecuária de corte, promovendo a expansão do conceito de produção intensiva sustentável no Brasil.

Saiba mais sobre o projeto

Projeto, Boi

Foto: MBPS

Situado em uma propriedade com 952 hectares no bioma Cerrado, em Rondonópolis – MT, uma cidade referência na agropecuária nacional, o projeto proporciona aos produtores, pesquisadores, técnicos, desenvolvedores e estudantes a oportunidade de testar, validar e desenvolver métodos e tecnologias para aprimorar os sistemas de produção de bovinos de corte e seus respectivos índices produtivos.

O principal objetivo das atividades desenvolvidas pelo projeto Novapec é estabelecer um modelo flexível de produção de bovinos de corte a pasto, buscando um equilíbrio ideal na suplementação alimentar dos animais, bem como o uso de manejos de pastos que visem maiores eficiências e aumento da taxa de lotação.

Para alcançar esse objetivo, o Novapec compromete-se em incorporar o que há de melhor no universo acadêmico e tecnológico, testando sua aplicabilidade e eficiência na produção pecuária.

Além disso, o projeto tem como missão disseminar os resultados obtidos e compartilhar as informações com todos os atores do setor, contribuindo para a melhoria da realidade de muitos produtores brasileiros.

Atuação

O trabalho desenvolvido pelo projeto Novapec é organizado em três frentes de atuação: produção intensiva de bovinos de corte, pesquisa e desenvolvimento, e difusão tecnológica.

Atualmente, o projeto conta com a parceria de mais de 30 instituições, incluindo setores governamentais, não governamentais, empresas privadas e instituições de pesquisa, reforçando o compromisso com a colaboração e o intercâmbio de conhecimento.

Entre as práticas atualmente em destaque no projeto Novapec, estão a Terminação Intensiva a Pasto (TIP) e a Recria Intensiva a Pasto (RIP), que buscam sistemas de produção adaptados à realidade da pecuária mato-grossense.

Também, em parceria com a Embrapa, o projeto concentra esforços no desenvolvimento de novas técnicas relacionadas à Integração Pecuária-Floresta (IPF) e na análise de opções técnicas para combater o Percevejo Castanho, com o intuito de fornecer subsídios às instituições de pesquisa.

O projeto Novapec destaca-se como uma iniciativa de sucesso na pecuária de corte, combinando a aplicação de tecnologias inovadoras com a preservação ambiental e a sustentabilidade econômica. Com foco na produção intensiva sustentável, o Novapec torna-se um exemplo de como a parceria entre setores pode impulsionar a evolução do agronegócio brasileiro, garantindo a melhoria contínua dos processos produtivos e a excelência na produção agropecuária do país.