McDonald’s detalha sua Política de Compra de Carne Bovina Livre de Desmatamento
Em entrevista exclusiva, Marie Tarrisse, head de sustentabilidade da Arcos Dorados, conta mais informações sobre como a maior franquia do McDonald’s na América Latina vem se destacando em sustentabilidade e responsabilidade social
Com 100% da carne bovina rastreada por meio de ferramentas próprias de monitoramento, o McDonald’s completa nove anos da sua Política de Compra de Carne Bovina Livre de Desmatamento. O tema foi pauta de entrevista com a Gerente Sênior de Desenvolvimento Sustentável e Compromisso Social na Arcos Dorados, Marie Tarrisse – empresa responsável pela franquia do McDonald’s na América Latina e Caribe, somando mais de 20 países – e exibido no programa Planeta Campo.
Na entrevista, Tarrisse descreve as estratégias socioambientais da companhia no cenário mundial, destacando iniciativas pioneiras em sustentabilidade, economia circular e responsabilidade ambiental e social. Um dos pontos destacados foi o compromisso do McDonald’s com a rastreabilidade dos seus produtos e a garantia de “zero” desmatamento.
Rastreabilidade da carne bovina
Na carne bovina, por exemplo, essa política mundial prioriza países como Austrália, Brasil, Paraguai e Argentina, onde a empresa implementou uma ferramenta de monitoramento desenvolvida pela Agrotools. “Essa ferramenta, desde 2019, rastreia 100% da nossa compra de carne bovina, verificando desmatamento, direitos humanos, áreas indígenas, terras de conservação, embargadas do Ibama, entre outros critérios”, explica Tarrisse.
O rigoroso controle de rastreabilidade, explica a gestora, estende-se a todos os outros produtos comercializados na rede de restaurantes, incluindo o café e os ovos, ressaltando a corresponsabilidade da marca na garantia de qualidade e sustentabilidade de seus produtos.
“Somos corresponsáveis por tudo que chega ao nosso restaurante, o que nos leva a uma gestão rigorosa de nossos fornecedores, seguindo estritos códigos de ética e conduta que refletem nossos valores fundamentais”, afirma Marie.
Além da rastreabilidade, a companhia também aposta na adoção de práticas da economia circular, reduzindo em 48% o uso de plásticos em sua cadeia produtiva e adotando 100% de papel nas embalagens destinadas ao consumidor.
Bem-estar animal
Além da política de compras livre de desmatamento, a empresa também prioriza o bem-estar animal.
“Conduzimos auditorias rigorosas de bem-estar para todos os nossos fornecedores de proteínas. Como exemplo, temos uma iniciativa para apenas comprar ovos de galinhas livres de gaiolas, o que demonstra nossa dedicação a práticas de produção éticas e sustentáveis.”
Educação e sustentabilidade
Tarrisse também destaca a contribuição da Arcos Dorados para a inclusão social e a educação.
“Como maior empregador de jovens na região, focamos em abrir portas e oferecer oportunidades de crescimento, alinhando isso com nosso compromisso de promover a equidade de gênero e a diversidade em todas as nossas unidades.”
Outro ponto importante abordado é a chegada do produto no consumidor final, onde, cada vez mais, as empresas precisam enfrentar desafios na comunicação de suas iniciativas sustentáveis.
“Nossa missão é educar e informar nosso público sobre a importância e o impacto de nossas ações sustentáveis, garantindo transparência e confiança em nossa marca.”