Rastreabilidade e controle das regiões será fortalecida por plataforma digital de café

A proposta visa, além da rastreabilidade, monitorar o relacionamento com o mercado nacional e internacional, além de potencializar referências como qualidade e origem dos grãos produzidos no país

Rastreabilidade e controle das regiões será fortalecida por plataforma digital de café

Em tempos em que os consumidores mundiais demandam, cada vez mais, produtos que atendam aos critérios ESG (governança socioambiental) e que as grandes nações importadoras lançam novas regulações para a aquisição de produtos, o desenvolvimento de tecnologias para a implantação e à otimização das plataformas de rastreabilidade se faz fundamental para melhorar a comunicação do produto com o consumidor final.

Pensando nisso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto CNA, com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), lançaram um edital de chamada pública para o desenvolvimento de uma plataforma digital de Indicações Geográficas (IGs) de café.

Essa iniciativa está alinhada com os temas de debate dos painéis do 9º Coffee Dinner & Summit, que será realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), com patrocínio do Sebrae, nos dias 25 e 26 de maio, em São Paulo (SP), e visa fortalecer o controle e a rastreabilidade das regiões produtoras, melhorar o relacionamento com o mercado e potencializar aspectos como qualidade e origem dos grãos.

Com inscrições dos pequenos negócios encerradas em 5 de maio, foram selecionados cinco projetos na primeira etapa do certame, que receberão R$ 20 mil cada para desenvolver, no prazo de dois meses, o Produto Mínimo Viável (MVP, em inglês), com a melhor proposta tendo uma injeção de R$ 800 mil para entregar, em 10 meses, a plataforma digital das IGs de café.

Rastreabilidade

Segundo o Sebrae, a intenção é alcançar uma ferramenta, desenvolvida por pequenas empresas da área de tecnologia da informação no agronegócio, que traga inovação sustentável para garantir o controle e a rastreabilidade dos cafés especiais produzidos nas 13 regiões das IGs brasileiras de café e, consequentemente, através das tecnologias digitais, dar mais garantia sobre o produto para os mercados consumidores.

A proposta visa, ainda, monitorar o relacionamento com o mercado nacional e internacional, além de potencializar referências como qualidade e origem dos grãos produzidos no país. O Sebrae comenta que a novidade também contribuirá para impulsionar a exportação dos produtos e ampliar a conexão com o mercado internacional, fortalecendo a economia nacional, gerando emprego, renda e valorização dos produtos e serviços brasileiros.

Mais informações sobre esse trabalho de incentivo à rastreabilidade e à sustentabilidade dos cafés do Brasil serão levadas pelo Sebrae ao 9º Coffee Dinner & Summit.

O evento se destaca como um dos principais fóruns globais do setor cafeeiro, reunindo, a cada dois anos, cerca de mil pessoas e líderes de todos os segmentos da cafeicultura brasileira e mundial para promover a prospecção de negócios, criar oportunidades comerciais, compartilhar experiências e fazer networking, aproximando players do agronegócio e apaixonados pelo café em um ambiente espaçoso e aconchegante.

Sob o tema “Crescimento da produção: seus desafios e oportunidades em tempos de ESG”, a nona edição do Coffee Dinner & Summit tem por objetivo promover o debate e a reflexão a respeito dos desafios econômicos, climáticos, regulatórios, logísticos e, principalmente, sobre as iniciativas sustentáveis desenvolvidas pelo Brasil e demais nações cafeeiras, as quais respeitam os critérios da governança socioambiental, como a rastreabilidade. Os interessados podem obter mais informações no site https://coffeedinner.com.br/.

Evento carbono zero

Honrando seu pilar de atuação voltado a responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e segurança alimentar, o Cecafé obteve o Selo Verde da startup de reflorestamento Ecooar Biodiversidade para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) com a realização do 9º Coffee Dinner & Summit.

Através do cálculo das emissões de carbono geradas nos dois dias do evento, o Conselho compensou mais de 2,5 toneladas de CO2 através do plantio de árvores nativas, contribuindo para o reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Fazenda Santa Emília, produtora de café em Garça (SP), onde a regeneração do meio ambiente e a preservação das águas de nascentes beneficiam, direta e indiretamente, cerca de um milhão de pessoas nas 62 cidades da região.