Ministro Joaquim Leite confirma presença no 2º Fórum Planeta Campo
A segunda edição do Fórum Planeta Campo terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural na TV, site e redes sociais e contará com a participação de diversos especialistas e autoridades
O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, confirmou presença no 2º Fórum Planeta Campo, que ocorrerá nesta quinta-feira (08/12) em São Paulo, a partir de 8h da manhã.
O encontro irá discutir os desafios da agropecuária do futuro e contribuir para o desenvolvimento de modelos produtivos sustentáveis.
O ministro do Meio Ambiente teve papel ativo nas principais discussões ocorridas na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, o COP27. Ele trará para o evento um panorama das principais resoluções e compromissos assumidos pelo Brasil no evento.
A segunda edição do Fórum Planeta Campo terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural na TV, site e redes sociais e contará com a participação de diversos especialistas e autoridades.
Programação
Vamos debater o legado da COP27, segurança alimentar e sustentabilidade, economia verde, rastreabilidade, mercado de carbono e inovação.
Também serão apresentados cases de produtores rurais, da iniciativa privada e do setor público que demonstram o protagonismo e as soluções da produção nacional com foco em sustentabilidade, governança e desenvolvimento social.
Painel 1: Segurança Alimentar e Sustentabilidade
Com mediação do ex-ministro da agricultura e atual coordenador da FGV Agro, Roberto Rodrigues, o painel de Segurança Alimentar e Sustentabilidade falará sobre como o Brasil pode aumentar a produção agrícola e pecuária para suprir a demanda mundial por alimentos ao mesmo tempo em que contribui com o mundo no enfrentamento às mudanças climáticas. Confira os palestrantes:
- Alexandre Ghisleni, embaixador e diretor do departamento de energia e agronegócio do MRE
- Rafael Zavala, representante da FAO do Brasil
- José Antônio Ribas, membro do Conselho da ABPA
- Celso Moretti, presidente da Embrapa
Painel 2: COP27 – Desafios e Oportunidades
Quais foram as contribuições do Brasil e também quais os impactos do que foi discutido na Conferência Mundial do Clima para o nosso país e o agronegócio? Essa será a discussão do painel COP27 com as seguintes participações:
- Giovani Ferreira, diretor de jornalismo do Canal Rural (Mediador)
- Cléber Soares, secretário adjunto de inovação do Mapa
- Rodrigo Justus, consultor jurídico de meio ambiente da CNA
Painel 3: Economia Verde – novos modelos de financiamento
O caminho para a manutenção da floresta em pé passa pelo incentivo a iniciativas que valorizam negócios sustentáveis. Neste cenário, o evento colocará em pauta o que vem sendo feito para reconhecer produtores rurais conservacionistas e também os desafios para fomentar a bioeconomia.
- Caio Penido, presidente do Imac
- Ricardo Abramovay, presidente do Imaflora
- Álvaro Dilli, diretor de RH e Sustentabilidade da SLC Agrícola
- Eduardo Cruzetta, presidente da ABPO
Painel 4: Carbono e Metano – o Balanço das Emissões
Vamos discutir a inclusão dos fatores de sequestro de carbono na mensuração das emissões de gases de efeito estufa das produções tropicais, além de apresentar cases de inspiração com práticas regenerativas na agricultura e pecuária.
Os participantes desse painel serão:
- Mauricio Bauer, diretor de sustentabilidade da JBS (Mediador)
- Daniel Vargas, coordenador do Observatório de Bioeconomia da FGV
- Alexandre Berndt, chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste
- Juliana Corrêa, gerente de sustentabilidade da Agro Santa Bárbara
Painel 5: O Futuro da Rastreabilidade
Durante o painel de Rastreabilidade vamos falar sobre o cenário do mercado mundial, que caminha para impor barreiras comerciais a produtos produzidos em áreas de desmatamento. Neste contexto, quais os desafios para a produção agrícola e pecuária do Brasil? Como monitorar o gado do nascimento ao abate? Como conscientizar e viabilizar as práticas de rastreabilidade para os pecuaristas? É possível rastrear toda a nossa produção de grãos? Estes são alguns dos desafios que serão discutidos durante a sessão.
Os convidados serão:
- Luiza Bruscato, diretora executiva do GTPS
- Liège Correa, diretora de sustentabilidade da Friboi
- Ivo Martins, diretor comercial da AlfFlex Brasil
- Gisele Introvini, vice-presidente da RTRS no Brasil
- Tirso Meirelles, vice-presidente da Faesp/Senar-SP
Painel 6: Inovação
O agronegócio brasileiro alcançou o protagonismo mundial nas últimas décadas graças à ciência e a tecnologia. Então, vamos mostrar algumas das inovações que prometem trazer mais impactos para o setor produzir cada vez mais com menos nos próximos anos.
Inclusive, o painel será realizado no ambiente do metaverso, novidade que promete aproximar o campo da cidade nos próximos anos.
As discussões serão lideradas por:
- Jaqueline Silva, diretora de produto e programação do Canal Rural (Mediadora)
- Rogério Melo, gerente de carbono e cadeia alimentar de valor da UPL
- Mauricio Lemos, fundador e head da Sapiens Agro
- Sávio Sardinha, head da Future Carbon
- Ricardo Nunes, sócio da Daniel Advogados e professor da PUC-Rio
1º Prêmio Planeta Campo
Para encerrar a programação do evento, o 1º Prêmio Planeta Campo de Produção Sustentável vai reconhecer as principais práticas sustentáveis da agricultura e pecuária com resultados ambientais, sociais e econômicos positivos.
Entre os mais de 170 projetos inscritos na premiação, seis produtores rurais foram selecionados e serão anunciados ao fim da programação do 2º Fórum Planeta Campo. Serão reconhecidos três agricultores e três pecuaristas de pequeno, médio e grande porte.
O comitê gestor e técnico do projeto é composto pelo Canal Rural, Embrapa, Instituto Ethos, Integrow, Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e o Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS).
Confira aqui mais informações sobre o 2º Fórum Planeta campo.