Fazendinha Agroecológica da Embrapa promove ciência e sustentabilidade em dia de campo
Evento promovido pela Embrapa Arroz e Feijão, reúne agricultores familiares, extensionistas e estudantes para discutir práticas sustentáveis
A Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO), promove no próximo dia 23 de fevereiro um dia de campo agroecológico. O evento é voltado para agricultores familiares, extensionistas, estudantes e demais interessados na agroecologia.
O objetivo do dia de campo é apresentar práticas sustentáveis que equilibram produção de alimentos, diversificação de culturas e preservação do meio ambiente. Os tópicos a serem discutidos incluem sistemas agroecológicos e fertilidade do solo, controle mecanizado de plantas espontâneas e manejo integrado de pragas e doenças.
A programação do evento inclui uma apresentação sobre a importância das atividades realizadas na Fazendinha Agroecológica da Embrapa para a mitigação de gases de efeito estufa e a implementação da Agenda 2030.
Os participantes também irão percorrer quatro estações, cada uma com um tema específico:
- Fertilidade do solo
- Controle mecanizado de plantas espontâneas
- Manejo integrado de pragas e doenças
- Programa “Ser Natureza”
No evento também haverá uma feirinha de produtos orgânicos da Associação de Produtores Agroecológicos de Anápolis e Região (Aproar). A feira reúne agricultores familiares praticantes de produção agroecológica. Além de verduras, frutas e hortaliças sem agrotóxicos, os visitantes também poderão encontrar cosméticos orgânicos, sucos e outros produtos naturais.
O Dia de Campo Agroecológico é apoiado por várias organizações, incluindo a Aproar, a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Emater GO, o Movimento Camponês Popular (MCP), a Associação Nacional de Fortalecimento da Agrobiodiversidade (Agrobio), a Associação dos Empregados da Embrapa (AEE-GO) e o Sindicato dos Empregados de Pesquisa Agropecuária (Sinpaf-GO).